Maputo – A Presidente do INGD, Luísa Meque, falava nesta segunda-feira, 14 de Outubro de 2024, em Boane, Província de Maputo, durante as Cerimónias Centrais do Dia Internacional para a Redução dos Desastres sob o lema-Fortalecer a Próxima Geração para um futuro Resiliente, Acto que contou com a presença de Sua Excelência Judith Mussacula, Secretária de Estado na Província de Maputo.
By: Arson Armindo
Em breve radiografia, o Chefe do Executivo Provincial de Maputo, Manuel Tuleafirmou que os efeitos das mudanças climáticas têm afectado ciclicamente a Província de Maputo cujo último maior impacto teve lugar nas cheias de 2023 e 2024, calor intenso e geadas, em toda a geografia da Província de Maputo.
Manuel Tule garantiu que com o apoio do INGD a Província de Maputo está mais preparada para lidar com os efeitos dos desastres mais extremos, como tem sido nas situações de emergência através de acções de prevenção e resposta aos seus impactos.
A Presidente do INGD referiu que um dos maiores constrangimentos e factores de risco em Moçambique tem sido o ordenamento territorial onde constata-se assentamentos populacionais em zonas de risco, construção desordenada alargando a vulnerabilidade aos desastres como ventos fortes, inundações, queimadas, geadas, estiagem, entre outros.
Luísa Meque exortou aos presentes para integrar os Comités de Prevenção dos Desastres, o Sistema de avisos prévios para acções coordenadas e concertadas por forma a construir Comunidades resilientes e assim evitar danos significativos.
Já ao cair do pano, foi exibido um vídeo do Campeão Africano de Prevenção dos Desastres, bem assim foram premiados os alunos com as melhores redacções e desenhos e por fim lançado o Plano Escolar Básico de Emergência para construção de um Comité Escolar de Emergência.