O novo Governo liderado por Luís Montenegro está prestes a tomar posse, e a composição do elenco governativo já é conhecida. A lista dos ministros foi aprovada esta quarta-feira pelo Presidente da República, após uma reunião com o primeiro-ministro indigitado no Palácio de Belém.
A equipa governamental contará com 16 ministérios, um a menos do que no executivo anterior. Algumas alterações estratégicas marcam esta nova fase. O Ministério da Economia será agora acumulado com a pasta da Coesão Territorial, enquanto a Cultura passará a integrar o Ministério da Juventude e Desporto.
Uma das novidades é a criação do Ministério da Reforma do Estado, a cargo de Gonçalo Saraiva Matias, ex-presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos e antigo secretário de Estado durante o governo de Pedro Passos Coelho.
Entre os ministros que permanecem nos seus cargos estão Ana Paula Martins, na Saúde, e Fernando Alexandre, na Educação, apesar de algumas críticas públicas à sua atuação.
De acordo com o jornal Público, Margarida Blasco (Administração Interna) e Pedro Reis (Economia) optaram por não integrar o novo executivo, alegando motivos pessoais. Com isso, Manuel Castro Almeida, que liderava a Coesão Territorial, passa a acumular também a pasta da Economia.
Na Cultura, Dalila Rodrigues deixa o cargo, que será assumido por Margarida Balseiro Lopes, agora responsável pelas áreas da Cultura, Juventude e Desporto.
Outra mudança importante é a nomeação de Carlos Abreu Amorim para ministro dos Assuntos Parlamentares, substituindo Pedro Duarte, que deverá candidatar-se à Câmara Municipal do Porto.
Para a Administração Interna, a escolha recaiu sobre Maria Lúcia Amaral, constitucionalista e até então Provedora de Justiça.
Já Nuno Melo e Paulo Rangel continuam nas pastas da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, respetivamente.
Lista Completa dos Ministros
Negócios Estrangeiros: Paulo Rangel
Finanças: Joaquim Miranda Sarmento
Presidência: António Leitão Amaro
Economia e Coesão Territorial: Manuel Castro Almeida
Reforma do Estado: Gonçalo Saraiva Matias
Assuntos Parlamentares: Carlos Abreu Amorim
Defesa Nacional: João Nuno Teixeira de Melo
Infraestruturas e Habitação: Miguel Pinto Luz
Justiça: Rita Júdice
Administração Interna: Maria Lúcia Amaral
Educação, Ciência e Inovação: Fernando Alexandre
Saúde: Ana Paula Martins
Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: Rosário Palma Ramalho
Ambiente e Energia: Graça Carvalho
Cultura, Juventude e Desporto: Margarida Balseiro Lopes
Agricultura e Mar: José Manuel Fernandes
Cerimónia de Posse
A tomada de posse do novo Executivo está marcada para quinta-feira às 18:00, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Os secretários de Estado, cujos nomes ainda não foram revelados, tomarão posse no dia seguinte, sexta-feira, ao meio-dia.
Este novo ciclo político promete trazer mudanças significativas na gestão do país, com uma equipa que conjuga continuidade e renovação.