Subscribe to Liberty Case

Welcome to Liberty Case

We have a curated list of the most noteworthy news from all across the globe. With any subscription plan, you get access to exclusive articles that let you stay ahead of the curve.

Welcome to Liberty Case

We have a curated list of the most noteworthy news from all across the globe. With any subscription plan, you get access to exclusive articles that let you stay ahead of the curve.

Welcome to Liberty Case

We have a curated list of the most noteworthy news from all across the globe. With any subscription plan, you get access to exclusive articles that let you stay ahead of the curve.

Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeMUNDOMyanmar: Cruz Vermelha Apela Urgente Angariação de 100 Milhões de Dólares para...

Myanmar: Cruz Vermelha Apela Urgente Angariação de 100 Milhões de Dólares para as Vítimas do Sismo

Após o devastador sismo de magnitude 7.7 que abalou Myanmar, a ajuda internacional continua a chegar lentamente ao país, dois dias após o desastre. O tremor, que ocorreu na última sexta-feira, causou mais de 1.700 mortes e deixou mais de 3.400 feridos, de acordo com o último balanço da junta militar que atualmente governa o país.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) está a pedir uma angariação urgente de mais de 100 milhões de dólares para apoiar as vítimas do terremoto. A organização alerta que a destruição foi massiva e que as necessidades humanitárias só aumentam com o tempo. A FICV enfatiza que com o aumento das temperaturas e a proximidade das monções, que chegam dentro de algumas semanas, é vital estabilizar as comunidades afetadas para evitar uma crise humanitária ainda maior.

Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ativou seu sistema de gestão de emergências e mobilizou seu centro logístico em Dubai para preparar o envio de ajuda médica e medicamentos para as áreas mais atingidas.

O Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) também alertou para a grave escassez de fornecimentos médicos no país. A OCHA já enviou 17 camiões com abrigos e outros materiais de socorro, provenientes da vizinha China, para ajudar a aliviar a situação.

O sismo de sexta-feira, que foi um dos mais fortes a atingir Myanmar no último século, teve seu epicentro a apenas 17,2 km de Mandalay, a segunda maior cidade do país, com cerca de 1,5 milhões de habitantes. O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros e causou danos significativos em uma região já devastada por um conflito armado que se intensificou após o golpe militar de 2021, o qual derrubou o governo democraticamente eleito de Aung San Suu Kyi.

De acordo com o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos, o número de mortos poderá superar os 10.000, e os danos materiais poderão ultrapassar a produção econômica anual do país.

A ajuda internacional tem sido fundamental, com vários países vizinhos de Myanmar a enviarem equipes de socorro e materiais. A China foi uma das primeiras a responder, enviando uma equipe de 82 socorristas e prometendo uma ajuda de emergência no valor de 12,7 milhões de euros. Hong Kong também enviou uma equipe de 51 pessoas, junto com 9 toneladas de equipamentos e dois cães de resgate, além de desbloquear uma verba de 30 milhões de dólares de Hong Kong (aproximadamente 3,5 milhões de dólares americanos).

A Tailândia enviou 55 militares e seis cães de resgate, além de equipamentos pesados, como gruas e escavadoras, para ajudar nas operações de busca e salvamento. A Coreia do Sul comprometeu-se a fornecer dois milhões de dólares em ajuda humanitária e se mostrou disposta a contribuir mais, caso a situação se agrave ainda mais.

A União Europeia também se comprometeu a ajudar, desbloqueando inicialmente 2,5 milhões de euros em ajuda de emergência. O Reino Unido prometeu 12 milhões de euros para apoiar as áreas mais afetadas, com foco em alimentos, água, medicamentos e abrigos. A Irlanda, por sua vez, alocou 6 milhões de euros para auxiliar nas operações de socorro.

Com o apelo da Cruz Vermelha e a crescente necessidade de apoio internacional, a comunidade global está se unindo para ajudar Myanmar a enfrentar a tragédia e a reconstruir as áreas mais afetadas por esse desastre devastador.

Saudações! Estamos ao seu dispor, como podemos ajudar?

🟢 Online | Privacy policy