Início » Venâncio Mondlane Acusa Angola de “Regime Ditatorial” Após Ser Impedido de Entrar no País

Venâncio Mondlane Acusa Angola de “Regime Ditatorial” Após Ser Impedido de Entrar no País

by Marcelino Gimbi

O antigo candidato presidencial moçambicano, Venâncio Mondlane, acusou o Governo de Angola de violar acordos internacionais e de atuar como um “regime ditatorial” após ter sido impedido de entrar no país para participar numa conferência sobre democracia e liberdade em África, organizada pela UNITA, em Benguela.

O incidente ocorreu na quinta-feira (13), no Aeroporto Internacional de Luanda, onde Mondlane foi retido juntamente com o ex-Presidente do Botswana, Ian Seretse Khama, o ex-Presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, o vice-presidente do Senado do Quénia, Edwin Sifuna, e outros convidados. Khama e Pastrana acabariam por regressar aos seus países em protesto.

Segundo Mondlane, não foi apresentada qualquer justificação para a recusa de entrada, nem providenciado o retorno ao seu país de origem, como prevê a lei angolana. O político defendeu que “o Estado angolano deve ser processado” e acusou o Executivo de colocar os estatutos do MPLA acima da Constituição e das leis.

Para o moçambicano, a medida representa uma violação dos acordos da SADC, da CPLP e de tratados africanos que garantem mobilidade entre Estados-membros. “Envergonha os nossos países africanos e tem que envergonhar Angola”, afirmou, num direto nas redes sociais.

Mondlane também criticou o Presidente João Lourenço, acusando-o de incoerência no papel de líder da União Africana e mediador do conflito na República Democrática do Congo. “Há oito anos que João Lourenço não tem diálogo com a oposição. Não pode promover estabilidade noutros países se não a implementa no seu próprio”, declarou.

A UNITA, através do secretário-geral Álvaro Daniel, manifestou “repulsa” pela situação, alegando que os contactos para a organização do evento foram feitos com as autoridades competentes.

A Presidência da República de Angola não respondeu até ao momento ao pedido de comentário feito pela Voz da América.

O encontro, que decorre em Benguela, é promovido pela UNITA em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e o World Liberty Congress.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k

Saudações! Estamos ao seu dispor, como podemos ajudar?

🟢 Online | Privacy policy