Luanda – Angola destacou-se como um dos países africanos com maiores avanços em termos de governação na última década, de acordo com o “Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) 2024”. Este relatório, publicado recentemente em Londres pela “Fundação Mo Ibrahim”, revela que, apesar de uma desaceleração observada após 2019, o país alcançou resultados notáveis entre 2014 e 2023.
Segundo o relatório, Angola foi o “quinto país” africano com o maior progresso nesse período. Apenas as “Ilhas Seicheles”, “Gâmbia”, “Somália” e “Serra Leoa” superaram Angola nesse quesito. Este crescimento reflete-se, principalmente, na subida de “nove posições” na escala de Governação Geral em África, passando do 45.º para o 36.º lugar.
Este avanço de Angola foi impulsionado por melhorias em “15 das 16 subcategorias” avaliadas pelo índice. O aumento no ranking mostra os esforços consistentes que o país tem feito para aprimorar sua governação, apesar dos desafios que ainda enfrenta.
O Índice Ibrahim de Governação Africana é uma referência importante para medir o desempenho dos países africanos em diversas áreas, incluindo desenvolvimento econômico, justiça e segurança, direitos humanos e participação política. Angola continua a trilhar um caminho de melhoria, com base nestes indicadores que refletem um compromisso crescente com a governança responsável e o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Jornal de Angola