Em um ato de clemência, o Presidente da República de Angola anunciou a concessão de indulto a diversos reclusos, em alusão à celebração do cinquentenário da independência nacional, que será comemorado no dia 11 de novembro de 2025, e ao Dia da Paz e Reconciliação Nacional.
Este indulto visa promover a reintegração social e familiar dos reclusos, com base no cumprimento de metade da pena de prisão, no bom comportamento demonstrado e na ausência de perigosidade social. A decisão foi tomada tendo em conta a relevância histórica da proclamação da independência nacional, que marcou o fim de séculos de opressão colonial, e o desejo de cultivar um clima de harmonia, concórdia e fraternidade em todo o país durante as festividades.
A medida abrange cidadãos de diversas províncias, incluindo Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cubango, Cunene, Huambo, Huíla, Icolo e Bengo, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire, com a lista completa de beneficiados sendo detalhada no decreto presidencial.
O indulto, de acordo com a Constituição da República de Angola, entra em vigor no próximo dia 14 de abril de 2025.