Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIASCurso de Segurança Marítima encerrado com júbilo

Curso de Segurança Marítima encerrado com júbilo

Terminou esta sexta-feira, 11 de Abril, no Lobito, o curso de Segurança Marítima, que contou com a participação de 104 auditores provenientes da Marinha de Guerra, Polícia Nacional, Forças Armadas Angolanas e de várias instituições públicas da província de Benguela que intervem no Sistema de segurança portuario do Lobito.

A cerimónia de encerramento teve lugar na Sala de Conferências do Hotel Términus, após cinco dias de formação, numa iniciativa conjunta entre o Instituto de Defesa Nacional (IDN), órgão do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, e o Porto do Lobito.

O curso, iniciado no dia 7 de Abril no Salão Nobre da Administração Municipal do Lobito, abordou temas como o enquadramento da segurança marítima a nível nacional, identificação de riscos e ameaças, políticas públicas de segurança, intersectorialidade no sistema de defesa nacional, economia azul e os impactos da insegurança marítima.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, destacou que o encerramento da formação representa “o início de uma nova fase de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, fortalecimento das redes de cooperação e reafirmação do compromisso colectivo com a segurança marítima nacional e regional”.

Referiu ainda que os actuais desafios marítimos, como o terrorismo, a pirataria, o tráfico ilegal e a degradação ambiental, exigem “preparação constante, coordenação interinstitucional e vigilância permanente”.

O director-geral do IDN, Vice-Almirante António José de Oliveira Miranda, apresentou os resultados do curso e incentivou os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos nas suas funções profissionais.

“Esperamos que o conteúdo tenha estado à altura das expectativas e que sirva de mais-valia no desempenho das vossas missões”, afirmou.

O acto foi marcado pela entrega de certificados aos auditores e formadores, bem como ao Presidente do Conselho de Administração pelo reconhecimento ao Porto do Lobito pelo seu papel activo na formação e capacitação dos quadros ligados à segurança marítima na província.