NAIROBI-O Centro Africano de Investigação em População e Saúde (APHRC), em parceria com a Wellcome, começou hoje a receber candidaturas para o Prémio de Dados de Saúde Mental – África 2024. Este prémio procura colmatar lacunas críticas na compreensão da ansiedade, depressão e psicose em África.
O prémio inédito está aberto a inovadores, investigadores e startups que concorrem a um máximo de dez prémios, cada um avaliado em £200.000 (cerca de USD 250.000), com um ano de financiamento.
As equipas multidisciplinares lideradas por africanos trabalharão em conjunto para gerar inovações escaláveis e conhecimentos baseados em dados para melhorar a compreensão do continente sobre a ansiedade, a depressão e a psicose.
O convite à apresentação de candidaturas, que decorre de 1 a 30 de julho de 2024, segue-se a um programa de capacitação virtual gratuito com a duração de cinco meses. Mais de 1.300 indivíduos de toda a África, incluindo de Angola, participaram do programa, que cobriu áreas como ciência de dados, política baseada em evidências, tomada de decisão, IA e inferência causal, entre outras. O APHRC também facilitou o processo de correspondência para equipas de investigação com base em conjuntos de competências complementares, abordando assim potenciais lacunas que ajudaram a formar equipas multidisciplinares, a corresponder indivíduos e a fornecer acesso a fontes de metadados identificadas.
Os candidatos podem apresentar as suas propostas através do sítio https://www.mentalhealthdataprizeafrica.aphrc.org/applications, após o que os candidatos seleccionados serão anunciados em 15 de outubro de 2024, após um rigoroso processo de avaliação.
A Dra. Catherine Kyobutungi, Directora Executiva do APHRC, afirmou: “O Prémio de Dados de Saúde Mental – África 2024 não é apenas uma competição; é um apelo à ação para que as mentes mais brilhantes de África abordem uma das questões de saúde mais prementes do nosso tempo. Estamos à procura de ideias inovadoras, desenvolvidas com o contributo de diferentes intervenientes na promoção do bem-estar mental, que utilizarão as inovações na ciência dos dados e os conhecimentos baseados em dados para transformar os cuidados de saúde mental em todo o continente.”
O Dr. Kyobutungi apelou às mentes apaixonadas e criativas dedicadas a melhorar os resultados da saúde mental em África para se candidatarem ao Prémio de Dados de Saúde Mental – África 2024 e causarem um impacto tangível na vanguarda da investigação e inovação pioneiras.
A saúde mental continua a ser um aspeto crítico e muitas vezes negligenciado da saúde em África. Investigações recentes dos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) destacam um aumento substancial das perturbações de saúde mental, com milhões de pessoas afectadas por ansiedade, depressão e psicose. No entanto, continua a haver uma disparidade significativa na disponibilidade e aplicação de conhecimentos baseados em dados para resolver estes problemas.
O Dr. Ekin Bolukbasi, Gestor do Prémio de Dados da Wellcome, afirmou: “A resposta entusiástica ao nosso programa de desenvolvimento de capacidades é um testemunho do crescente reconhecimento da importância dos dados para revolucionar a investigação em saúde mental. Aguardamos com expetativa as ideias inovadoras que irão emergir deste prémio para colmatar as lacunas significativas na compreensão dos desafios e das intervenções baseadas em provas para a ansiedade, depressão e psicose em África.”
Os problemas de saúde mental parecem estar a aumentar de importância em África, com o número de anos perdidos por incapacidade em resultado de perturbações mentais e de consumo de substâncias a aumentar 52% entre 2000 e 2015, mesmo quando a população do continente cresceu 49%.
Para se inscrever no Prémio de Dados de Saúde Mental – África, visite https://www.mentalhealthdataprizeafrica.aphrc.org/applications
Sobre o APHRC:
O Centro Africano de Investigação sobre População e Saúde (APHRC) é uma instituição de investigação para políticas de primeira linha, que gera evidências, fortalece a investigação e a capacidade relacionada no ecossistema africano de investigação e desenvolvimento, e envolve as políticas para informar a ação sobre saúde e desenvolvimento. O Centro tem sede em África e é liderado por africanos, com a sua sede em Nairobi, Quénia, e um Escritório Regional da África Ocidental (WARO) em Dakar, Senegal. O APHRC procura impulsionar a mudança através do desenvolvimento de uma forte liderança africana na investigação e da promoção da tomada de decisões informadas por evidências (EIDM) em toda a África Subsariana.
Sobre a Wellcome:
A Wellcome apoia a ciência para resolver os desafios de saúde urgentes que todos enfrentam. Apoiamos a investigação de descoberta sobre a vida, a saúde e o bem-estar, e estamos a enfrentar três desafios de saúde a nível mundial: saúde mental, doenças infecciosas e clima e saúde.
Para mais informações: