Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIASSOCIEDADEEm Angola "Terra prometida" virou pesadelo para centenas de produtores sem crédito...

Em Angola “Terra prometida” virou pesadelo para centenas de produtores sem crédito do FADA

Títulos de concessão de terrenos agrícolas, em muitos casos solicitados ao IGCA há mais de dois anos, travam a marcha em direcção ao fomento à produção nacional e luta pela segurança alimentar. Nem o programa “Minha Terra”, iniciativa presidencial delineada em nome dos direitos fundiários das comunidades, soluciona o dilema.

Sem títulos de concessão de terra, várias dezenas de associações e cooperativas de camponeses estão excluídas dos créditos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), em andamento há três anos, agora com propostas de taxas de juro e modalidades de reembolso em condições privilegiadas face à banca, soube o NJ.

Este grito de socorro, numa altura em que o Governo angolano procura contrapor a insegurança alimentar, levanta interrogações sobre os frutos da iniciativa presidencial “Minha Terra”, lançada em 2019, dois anos antes do início da actividade de crédito do FADA.

Trata-se, segundo levantamentos feitos por este semanário, de uma contrariedade nacional, aflorada, recentemente, num frente-a-frente entre cooperativas da província de Benguela e o Conselho de Administração dessa entidade pública, que promete 100 mil milhões de kwanzas, 118 milhões e 200 mil dólares norte-americanos, para financiar a produção interna em 2024.

C/NJ