Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIASGreve instalada no Ministério das Pescas para exigir melhores condições sociais

Greve instalada no Ministério das Pescas para exigir melhores condições sociais

No Ministério angolano das Pescas decorre desde segunda-feira 6 de Maio uma greve que exige melhores condições sociais. Os trabalhadores grevistas reclamam aumentos salariais e melhorias em termos de organização, assim como denunciam ameaças por parte da Direcção do Ministério, que considera a greve ilegal.

De acordo com a Comissão Sindical do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, o sector vive vários problemas de ordem organizativa, de gestão e de actualização das tabelas salariais, entre outras questões laborais.

Em declarações à imprensa local, o secretário da comissão sindical, Henriques Sacolombo, afirmou que as autoridades não cumpriram a promessa de dar resposta às reinvindicações, submetidas em Dezembro, num documento em 12 pontos.

Entre eles, a regularização dos trabalhadores eventuais, seguro de saúde e uma caixa de peixe mensal, referiu o responsável sindical.

Os grevistas denunciam ameaças de sanções administrativas da Direção do Ministério que considera a greve ilegal, alegando falta de Personalidade Jurídica da Comissão Sindical que dirige o movimento reivindicativo. Os trabalhadores garantem que a Comissão Sindical é legal e que a greve obedece à Lei.

O movimento grevista no sector das pescas surge no momento em que se multiplicam denúncias de uma crescente pesca ilegal no país por embarcações de grande porte, muitas delas estrangeiras, que prejudicam a Pesca Artesanal,contribuindo para a escassez de pescado no mercado angolano.