Uma Comissão de peritos do sector da Segurança das Repúblicas de Angola e da Namíbia, reuniram-se, no final da manhã desta quinta-feira, 16, na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento “Manuel de Almeida e Sá”, em Luanda, para abordar assuntos relacionados à segurança e ordem pública ao longo da fronteira comum.
O referido encontro que decorre à margem da Reunião de Altos Funcionários em Preparação para Comissão BI-Nacional entre às Repúblicas de Angola e da Namíbia, a decorrer de 16 a 18 de Maio, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, sito na Centralidade do Kilamba, em Luanda, está a ser presidido, da parte angolana, pelo Segundo Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-chefe, António Pedro Kandela.
No acto de abertura, o Comissário-chefe, na qualidade de presidente da Comissão de Segurança, ressaltou que as relações de amizade e de cooperação entre os dois países provém desde à luta da independência nacional, daí que, disse, os trabalhos a serem desenvolvidos sejam frutíferos e os laços de irmandade reforçados.
Por seu turno, o Tenente-General, Joseph Shimweelao Shikongo, Inspector-Geral da Polícia da Namíbia, Co-Presidente do grupo de peritos avançou que o encontro entre as duas delegações visa mitigar os desafios da segurança a nível da fronteira comum.
Participam do encontro, os Directores Gerais do Serviço de Investigação Criminal, Migração e Estrangeiros, Penitenciário, o Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras, distintos oficiais Comissários, Superiores e funcionários séniores do MININT e da Delegação da República da Namíbia.