O Presidente angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, nomeou nesta Segunda-feira, 22, em decreto presidencial, Arlindo das Chagas Rangel, como novo presidente do conselho de administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações – AIPEX, tendo antes posto fim ao mandato de Lello João Francisco, do mesmo cargo.
Licenciado em Gestão de Empresas, pela universidade Lusíadas de Angola, Arlindo das Chagas Rangel, frequentou, em 2007, uma pós-graduação em Direito Bancário, na Faculdade de Direito de Lisboa e Faculdade Agostinho Neto. Fez um mini MBA no Instituto Superior Ciência do Trabalho e da Empresa (INDEG) e, em 2017, uma pós-graduação em Gestão de Empresas, pela Católica Lisbon Business & Economics.
Do seu currículo contam ainda o curso de Corporate Governance, feito em 2017 no Instituto Português de Corporate Governance – IPCG; e, em 2022, os módulos I, II – A Actuação em Boards; A Liderança em Boards – do mesmo curso, na Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu também, no mesmo ano, outro curso de Planeamento Estratégico.
Quadro da banca, teve passagens pelo antigo Banco Espírito Santo Angola (BESA), Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco Económico e Banco Keve. No sector, desempenhou cargos de relevo, em que se destacam o de presidente da comissão executiva do Banco Keve (2015 – 2018), administrador executivo do Banco Económico (06/2019 – 08/2022), administrador executivo do BESA (2012 – 2014) e de director da Direcção de Tesouraria do BPC (2007 – 2012).
Nascido há 45 anos, o agora nomeado PCA da AIPEX é desde 2019 à data presidente do conselho fiscal da Unitel, maior operadora de telefonia móvel do país.