Mais de três toneladas de medicamentos diversos foram apreendidas no mercado do Kikolo, no município de Cacuaco, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), que deteve três comerciantes por venda ilegal de fármacos.
Os comerciantes foram detidos nesta quinta-feira, indiciados no crime de exercício ilegal de profissão, pelo facto de terem sido encontrados a vender a céu aberto fármacos sem qualquer habilitação e sem condições de conservação, explica o SIC.
Os produtos eram vendidos em bancadas expostas ao sol, havendo fortes possibilidades de estas substâncias medicinais serem adulteradas, tornando-se impróprias para o consumo humano.
Após as constatações feitas pelos especialistas, acrescenta o SIC, foi possível verificar que dos medicamentos apreendidos, alguns faziam parte dos lotes de distribuição dos hospitais públicos, de venda proibida, não se sabendo ainda como foram ali parar. Havia também outros remédios expirados há mais de dois anos.
Os cidadãos detidos, com idades compreendidas entre os 47 e os 54 anos, serão presentes ao juiz de garantia para serem responsabilizados criminalmente.
A direcção do SIC apela às populações no sentido de não comprarem fármacos em locais inapropriados, sendo que devem sempre dirigir-se nas farmácias legalizadas, que conferem maior credibilidade e segurança.
Tem sido habitual funcionários públicos serem apanhados em flagrante a roubar medicamentos nos hospitais onde trabalham (ver links abaixo).
C/NJ