KWANZA NORTE (06/01/2026) — O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cuanza Norte, em coordenação com a Direção Central de Operações do SIC-Geral, deteve na tarde de 5 de Janeiro do corrente ano Diogo António de Lima Nogueira, também conhecido por Kito Nogueira, que se encontrava foragido há mais de dois anos.
O cidadão, de 45 anos de idade, professor e músico, solteiro, é acusado da prática do crime de Ofensa Grave à Integridade Física resultante em morte, ocorrido a 20 de Novembro de 2023, tendo como vítima Márcia Cardoso Domingos, de 25 anos. O caso ganhou ampla repercussão mediática ao nível da província do Cuanza Norte e noutras regiões do país.
A detenção foi efetuada na província do Icolo e Bengo, concretamente no Zango 0, na Centralidade da Vida Pacífica, após um longo trabalho investigativo desenvolvido ao longo de dois anos, visando a localização do suspeito.
Segundo as autoridades, na data dos factos o implicado chegou a ser detido, tendo sido posteriormente colocado em liberdade mediante Termo de Identidade e Residência, com a obrigação de apresentação periódica às autoridades judiciais. No entanto, o mesmo nunca cumpriu as orientações estabelecidas, tendo-se ausentado e passado à condição de foragido, situação que levou o Ministério Público a emitir um mandado de detenção.
O processo corre termos sob o n.º 69454, proveniente da jurisdição do Juiz de Garantias de Cazengo, no Cuanza Norte. O detido será agora apresentado às autoridades competentes para os trâmites legais subsequentes.

