Luanda, – O Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Manuel Gonçalves Lourenço, saudou esta terça-feira o acordo de cessar-fogo alcançado entre o Estado de Israel e o Hamas, resultado da mediação conduzida pelos Estados Unidos da América, sob a liderança do Presidente Donald Trump, com o apoio do Egito e do Qatar.
Em nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, João Lourenço considerou o entendimento como “um passo determinante nos esforços visando pôr fim ao sofrimento dos povos Palestino e Israelita”.
O Chefe de Estado angolano exortou ambas as partes a manterem-se firmes no caminho do diálogo, apelando ao engajamento construtivo com vista à libertação dos reféns israelitas e dos prisioneiros palestinos, bem como à obtenção de um acordo definitivo.
Segundo o comunicado, o objetivo deve ser a garantia de uma paz duradoura, que permita a reconstrução de Gaza e a implementação da solução de dois Estados — Palestina e Israel — coexistindo lado a lado em paz e segurança, conforme as resoluções pertinentes das Nações Unidas.

