Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomePOLÍTICAAdalberto Costa Júnior consolida liderança e agita bastidores Políticos da UNITA

Adalberto Costa Júnior consolida liderança e agita bastidores Políticos da UNITA

Em um momento decisivo para o futuro da UNITA, o presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, demonstrou força e coesão ao reforçar sua liderança durante a XI Sessão Ordinária do Comité Permanente da Comissão Política. O encontro, realizado em 10 de abril de 2025, no Complexo Sovsmo, em Viana, teve como pano de fundo uma análise aprofundada sobre o atual cenário político, económico e social de Angola — mas também revelou movimentações estratégicas internas rumo ao próximo congresso da UNITA, previsto para dezembro.

Além da discussão sobre temas nacionais, o encontro serviu para aprovar relatórios de atividade e contas, e nomear novos secretários provinciais, numa reconfiguração que acompanha a nova divisão político-administrativa do país. Entre os destaques das nomeações estão Joaquim Sapondo Nakatina Exinha (Cubango), Bastos Ngangawe Beth Samalambo (Cuando), e Elizete Ngueve William (Moxico), além de vários secretários adjuntos que passam a compor a nova estrutura interna da UNITA.

A movimentação evidencia uma clara tentativa de Adalberto Costa Júnior em consolidar alianças dentro do partido, especialmente com a crescente agitação nos bastidores políticos. Dois nomes têm se destacado como possíveis candidatos à liderança: Rafael Massanga Savimbi e Nelito Ekuikui. Este último tem conquistado significativa adesão nas bases do partido, o que pode alterar o equilíbrio das forças internas.

De acordo com uma sondagem digital realizada pelo portal *O Decreto*, Adalberto lidera com 1.985 votos, seguido de perto por Ekuikui, com 1.921. Massanga Savimbi aparece mais distante, com 239 votos, enquanto Liberty Chiaka e Adriano Sapinãla surgem com 72 e 19 votos, respectivamente.

Apesar da vantagem, Adalberto ainda enfrenta resquícios da polêmica envolvendo a chamada “Quinta Coluna” — um grupo supostamente alinhado ao partido no poder, acusado de interferir no congresso de 2019 que inicialmente o elegeu, o que acabou por levar à sua repetição.

No plano nacional, a UNITA usou o encontro para tecer duras críticas ao governo, responsabilizando-o pela contínua crise socioeconómica que assola o país. A agremiação também repudiou o incidente diplomático recente ocorrido no Aeroporto 4 de Fevereiro, onde figuras políticas internacionais foram detidas e deportadas ao tentarem participar da Conferência da Plataforma Democratas por África, realizada em Benguela.

Ao final da sessão, o Comité Permanente da UNITA reforçou o seu apoio a Adalberto Costa Júnior, destacando seu papel na promoção da paz, da democracia e na luta contra a corrupção — sinalizando que, apesar das tensões internas, o líder ainda conta com uma base sólida de sustentação.