Subscribe to Liberty Case

Welcome to Liberty Case

We have a curated list of the most noteworthy news from all across the globe. With any subscription plan, you get access to exclusive articles that let you stay ahead of the curve.

Welcome to Liberty Case

We have a curated list of the most noteworthy news from all across the globe. With any subscription plan, you get access to exclusive articles that let you stay ahead of the curve.

Welcome to Liberty Case

We have a curated list of the most noteworthy news from all across the globe. With any subscription plan, you get access to exclusive articles that let you stay ahead of the curve.

Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

As fronteiras de Angola sob ameaça: O impacto do “absentismo” dos EUA em África

A crescente preocupação com a estabilidade das fronteiras de Angola foi recentemente destacada pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento Económico e Social de...
HomeMUNDOAlemanha rumo a Eleições antecipadas após derrota de Olaf Scholz no Parlamento

Alemanha rumo a Eleições antecipadas após derrota de Olaf Scholz no Parlamento

Berlim – A Alemanha está prestes a passar por uma mudança política significativa, com a convocação de eleições antecipadas, após o chanceler Olaf Scholz perder a moção de confiança no parlamento. O resultado da votação, realizada na última segunda-feira, mostrou a derrota do governo de Scholz, que atualmente lidera uma coalizão minoritária.

A moção foi rejeitada com 394 votos contra, 207 a favor e 116 abstenções, criando as condições para a realização de eleições legislativas em 23 de fevereiro de 2024. Agora, cabe ao presidente Frank-Walter Steinmeier decidir sobre a dissolução do Bundestag, um passo que parece estar encaminhado, após o presidente já ter indicado, em discurso de novembro, que o parlamento seria dissolvido.

A moção de confiança foi pedida por Scholz, que enfrentava dificuldades após o colapso de sua coalizão, a “coligação semáforo”, em novembro de 2023. Na época, o ministro das Finanças e líder do FDP, Christian Lindner, abandonou o governo, deixando o Partido Social Democrata (SPD) de Scholz e os Verdes sem uma maioria estável no parlamento.

Durante o discurso que antecedeu a votação, Scholz apelou à confiança do parlamento e do povo alemão, argumentando que as eleições determinarão se o país será capaz de investir no seu futuro e superar a crise económica. O chanceler prometeu modernizar as regras de endividamento do país, aumentar o salário mínimo e reduzir o IVA sobre produtos alimentares.

Contudo, o discurso de Scholz foi amplamente contestado pela oposição. Friedrich Merz, líder do partido de centro-direita CDU, afirmou que o governo de Scholz deixou a Alemanha em uma das piores crises económicas da história pós-guerra, criticando a falta de medidas para melhorar a competitividade da economia. Alice Weidel, da extrema-direita AfD, também atacou a gestão do governo, acusando-o de falhar na política de migração e tornando a Alemanha vulnerável a um possível ataque nuclear devido ao apoio à Ucrânia.

A situação política da Alemanha reflete um cenário de incerteza para as eleições de 2024. As sondagens apontam para uma possível vitória do CDU de Merz, que lidera a oposição, com o SPD de Scholz ainda atrás nas intenções de voto. Embora o vice-chanceler Robert Habeck, dos Verdes, também tenha manifestado interesse em concorrer ao cargo de chanceler, seu partido enfrenta desafios para obter apoio suficiente.

Além disso, a extrema-direita, representada pela AfD, está ganhando força nas sondagens e nomeou Alice Weidel como sua candidata a chanceler. No entanto, a AfD não deve ter chances reais de assumir o poder, já que os outros partidos se recusam a formar uma coalizão com ela.

Com o sistema eleitoral alemão favorecendo coligações, as eleições devem resultar em semanas de negociações para a formação de um novo governo, o que poderá levar a um período de instabilidade até que se estabeleça uma liderança capaz de governar a maior economia da União Europeia.

Saudações! Estamos ao seu dispor, como podemos ajudar?

🟢 Online | Privacy policy