Luanda – A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, deslocou-se, esta quinta-feira (28), à Espanha, para, em representação do Presidente do Partido, João Lourenço, participar no 41° Congresso do Partido Socialista Operário Espanhol- PSOE.
Em declarações à imprensa, a líder partidária disse ter se deslocado à Espanha para representar o Presidente do Partido, João Lourenço, convidado para estar presente no 41° Congresso do PSOE, com o qual o MPLA tem relações “muito sólidas”.
Assinalou que a presença da delegação do MPLA no conclave é uma forma evidente de dizer que o Partido, no poder em Angola, quer continuar a solidificar estas relações em benefício das duas formações político-partidárias e povos.
“Somos, também, portadoras de uma mensagem do Presidente do nosso Partido para o seu homólogo do Partido Socialista Operário Espanhol, que, certamente, vai abordar questões ligadas, entre as duas formações, pois comungam temas comuns que são a paz e segurança no mundo (…)”, vincou.
Luísa Damião afirmou tratar-se de uma prova evidente de que os dois partidos querem continuar a caminhar juntos, neste mundo globalizada, que exige as formações político-partidárias a definição de estratégias, para fazerem face aos vários fenómenos, como as alterações climáticas, a defesa da paz e da segurança no mundo.
Acrescentou que a participação do MPLA no Congresso do PSOE visa, também, transmitir o calor dos militantes em resposta ao convite do Partido Socialista Operário Espanhol.
“Efectivamente, aqui está uma prova muito sólida e evidente de que os dois partidos querem continuar a caminhar juntos na defesa de temas que dizem respeito as duas formações político-partidárias, que são membros da Internacional Socialista, quem estado a discutir várias temáticas, no sentido de os dois partidos e, conjuntamente, com outros darem contribuições, para nós encontrarmos soluções para alguns dos fenómenos que, ainda, afectam os partidos um pouco por todo o mundo”, rematou.
Luísa Damião concluiu que o MPLA pretende continuar a cimentar e a consolidar estas relações com o Partido Socialista Operário Espanhol, que datam de longos anos.