Benguela – O navio oceanográfico angolano “Baía Farta”, que iniciou recentemente actividades científicas nas águas marítimas das regiões Centro e Sul de Angola, chegou ao Porto do Lobito, na Província de Benguela, na manhã de sexta-feira, 11 de Outubro. Na ocasião, foi apresentado às autoridades governamentais da Província pela Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Cármen do Sacramento Neto.
By: Víctor Kavinda
Logo após a chegada ao Porto do Lobito, o capitão e comandante do navio, Alfredo Vilar e sua tripulação receberam cumprimentos da Ministra da Pescas e Recursos Marinhos ,Cármen Sacramento Neto e do Governador de Benguela, Luís Nunes que se fizeram acompanhar do Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rodrigues de Lemos Rosas,do Administrador Municipal do Lobito,Carlos Pacatolo, representantes da Agência Marítima Nacional, da Direcção Provincial das Pescas, e Administradores Executivos do Porto do Lobito, entre outros que efectuaram uma visita guiada a embarcação e de onde receberam valiosas informações sobre as valências deste Navio.
A bordo do navio estão pesquisadores do Instituto Nacional de Pesca e Investigação Marinha, encarregados de avaliar os recursos marítimos e colectar amostras de água para estudar eventos oceanográficos ao longo da costa angolana. O “Baía Farta” é equipado para monitorar pescarias, investigar ecossistemas e realizar levantamentos hidrográficos e geológicos.
Em declarações à imprensa, a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos destacou a importância do navio para Angola, sublinhando seu papel na sistematização da informação e na melhoria substancial da gestão dos recursos marinhos, além de corrigir práticas inadequadas no ordenamento pesqueiro, visando garantir uma pesca sustentável.
A governante anunciou que o navio de seguida será apresentado no Namibe e posteriormente em Luanda, sendo este o primeiro cruzeiro de investigação sem incidentes. Enfatizou que a embarcação representa mais que um instrumento científico; é um símbolo da presença do Estado no mar.
Do ponto de vista civil e pesqueiro, afirmou que o Navio reforça a presença e a importância do Estado Angolno nos seus mares .
No final da visita, o Governador Provincial de Benguela,Luis Nunes presenteou a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, com um livro que detalha a história da Empresa Portuária do Lobito.