Início » Ministério da saúde apresenta Plano Nacional de Contingência para o Controlo da Varíola do Macaco e reitera que Angola ainda não registou nenhum caso

Ministério da saúde apresenta Plano Nacional de Contingência para o Controlo da Varíola do Macaco e reitera que Angola ainda não registou nenhum caso

by REDAÇÃO

O Ministério da Saúde comunicou, por meio de um comunicado de imprensa, a ocorrência de um surto de uma doença denominada Varíola do Macaco (Monkeypox), uma zoonose viral (um vírus transmitido aos seres humanos a partir de macacos e roedores) e que se manifesta através de febre, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, íngua, erupções cutâneas generalizadas (lesões na pele).

O período de incubação da doença varia de 5 a 21 dias.

Angola, até ao momento, não registou nenhum caso da referida doença. Entretanto, o Ministério da Saúde acompanha atentamente a evolução da doença nos países vizinhos. Como medida de precaução, reactivou o Plano Nacional de Contingência para o Controlo da Varíola do Macaco para a implementação de acções de prevenção e resposta rápida de um provável surto da doença.

O Plano orienta como principais medidas de vigilância epidemiológica: Detectar precocemente, investigar e confirmar todos os casos suspeitos, bem como a identificação dos contactos; avaliar e monitorizar a propagação e evolução da epidemia, assim como a eficácia das medidas de controlo.

related posts

Leave a Comment

Saudações! Estamos ao seu dispor, como podemos ajudar?

🟢 Online | Privacy policy