Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Desejos de Boas Festas e um Ano Novo Cheio de Conquistas!

Neste período festivo, queremos dedicar um momento para expressar nossa gratidão a todos os nossos leitores e internautas. O Diário Independente deseja a cada...
HomeÁFRICAJustiça da Gâmbia dá 20 anos de prisão à Ousman Sonko

Justiça da Gâmbia dá 20 anos de prisão à Ousman Sonko

Sonko, ex-ministro do Interior da Gâmbia sob o regime de Yahya Jammeh, foi condenado por 20 anos de prisão, acusado pelos crimes contra a humanidade.  esta foi a decisão de um tribunal suíço contra Ousman.

 

A justiça suíça condenou Ousman Sonko por atos cometidos entre 2000 e 2016, em cumplicidade com o antigo ditador gambiano Yahya Jammeh e outros altos funcionários das forças de segurança gambianas. Estes crimes, descritos como atrocidades pela justiça suíça, visavam reprimir violentamente qualquer oposição ao regime gambiano da época.

A condenação de Ousman Sonko marca um ponto de viragem importante na luta contra a impunidade dos crimes cometidos sob o regime autoritário de Yahya Jammeh, por este último e pelos seus capangas. O antigo ministro do Interior gambiano foi preso  na Suíça em 2017, na sequência de uma queixa apresentada pela ONG TRIAL. Ousman Sonko foi identificado num centro de requerentes de asilo pelos seus compatriotas gambianos, o que permitiu que as autoridades suíças o prendessem.

Este julgamento histórico, que terminou com uma convicção exemplar, envia um sinal forte aos autores de crimes contra a humanidade no continente.