Home MUNDO Os EUA e o Japão reforçaram os laços

Os EUA e o Japão reforçaram os laços

by REDAÇÃO

Durante uma cerimónia pomposa na Casa Branca, o Presidente Biden e o Primeiro-Ministro Fumio Kishida do Japão disseram que os seus países reforçariam a sua cooperação como parte dos esforços internacionais para combater a agressão da China.

Biden disse que os EUA e o Japão criariam uma arquitectura de defesa alargada com a Austrália, participariam em exercícios militares tripartidos com a Grã-Bretanha e explorariam formas de o Japão se juntar a uma coligação liderada pelos EUA com esses dois países.

As iniciativas económicas e climáticas também figuraram com destaque na agenda. Biden também anunciou que um astronauta japonês iria à Lua como parte do programa Artemis da NASA, o que seria a primeira vez que um não americano pisaria na superfície lunar. (Uma declaração posterior esclareceu que dois astronautas japoneses poderiam aderir ao programa.)

O dia terminou com um elaborado jantar de Estado , uma honra reservada apenas aos aliados mais próximos dos EUA. Apresentou uma apresentação de Paul Simon e uma lista de convidados que incluía Bill e Hillary Clinton e a patinadora artística olímpica Kristi Yamaguchi.

Subtexto: A visita ocorreu em meio a preocupações em Washington e Tóquio sobre a possibilidade de um retorno ao poder de Donald Trump, cuja política externa imprevisível como presidente manteve muitos líderes mundiais nervosos. Um dos objetivos da cúpula, disseram as autoridades, era fortalecer o relacionamento com o Japão antes das eleições.

related posts

Leave a Comment

Saudações! Estamos ao seu dispor, como podemos ajudar?

🟢 Online | Privacy policy