Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomePOLÍTICAMilitantes acusam Ngola Kabangu de instaurar crise 'de novo' na FNLA -...

Militantes acusam Ngola Kabangu de instaurar crise ‘de novo’ na FNLA – “O inimigo já não é o Lucas agora é o Nimi”, apontam

Os militantes do histórico partido frente nacional para a libertação de Angola, acusam o antigo líder do partido dos irmãos, Ngola Kabangu, de instaurar crise política interna e os militantes apontam que o mesmo tem esta prática reiteradas vezes e apontam que “O inimigo já não é o Lucas Ngonda, agora é 9 Nimi A Nsimbi.

Segundo apurou o Diário Independente, a nova crise instaurada por Ngola Kabangu surgiu devido a nova dinâmica que o actual Presidente do partido adoptou realização do congresso da juventude e a eleição de secretários provincial, o que contraria o método de governação de nomeação e de colocação por conveniência feita por Kabangu, o que o levou, segundo revelam fontes, a criar um grupo para desestabilizar o partido.

 A acusação

Em 2021 realizou-se o último congresso da FNLA aonde saiu como vencedor o Dr Nimi A Simbi, que está dar uma nova dinâmica ao Partido tendo durante este tempo realizado acções tais como:

• Congresso da juventude – algo que não acontecia a mais de 7 anos;

•Assembleias provinciais – algo que não existia no partido;

• Cada secretário provincial foi eleito em assembleias municipais – ações que nunca tinham acontecido;

• A democracia interna foi instalada a nível nacional.

Tais acções fizeram com que alguns militantes de primeiro grau se manifestassem negativamente, pois eles preferem o método de governação de nomeação e de colocar por conveniência e a partir de tais acções o presidente tem sido combatido a todo custo pelo antigo presidente Ngola Kabangu que ao seu entender não se deveria cultuar a unidade e o presidente deveria expulsar todos dirigente vindo da ala do Lucas Ngonda e continuar com a divisão no partido.

Posição de Nimi A Nsimbi

O presidente Nimi A Simbi recusou o posicionamento e gerou conflito com Kabangu, o mesmo criou um grupo para desestabilizar o partido;

 O grupo sombra de Ngola Kabangu

Kabangu é acusado de criar um grupo sombra com o objectivo de desestabilizar a liderança interna de Nimi A Nsimbi, grupo este formado por militantes oportunistas que querem a todo custo o poder, neste caso, trata-se dos militantes Jovete de Sousa que intitula-se como presidente da sombra e Kiako que foi exonerado pelo presidente actual por ter desviado mais de 3 apartamentos localizados na vida pacífica que foram atribuídos pela Conselho Nacional da Juventude (CNJ) direccionado a juventude e Buca membro que passou por processo disciplinar por ter ido a rádio despertar fazer acusações infundadas ao presidente e pedir que o governo cancelasse o subsídio anual que o partido recebe e assim matar a vida do partido,

 Financiamento de Kabangu

o engenheiro Ngola kabungu é o financiador de toda desordem sendo ele membro do bureau político e membro do comité central nunca participou em nenhuma reunião ou atividade mas incentiva a desordem. A luta deixou de ser com o Lucas Ngonda passou a ser com o Nimi a Simbi tudo para impedir que a FNLA cresça e desenvolva .

 O abandono do partido por Kabangu

Kabangu tinha abandonado o partido 6 anos antes da realização do congresso e mandou todos arquivos que estava em sua casa à associação dos antigos combatentes por via a sua esposa; recusou participar no último congresso aonde foi eleito o actual presidente.

Instaurando a instabilidade

A partir do momento que o actual Presidente começou a trabalhar, Kabangu passou a enviar carta insultuosa ao mesmo e distribuía a alguns militantes. A sua ideia, revelaram fontes, era de utilizar o actual presidente como marioneta, quer dizer, ele é que dita e orienta o que o partido deve fazer. A rejeição de Nimi à vontade de Kabangu está na base do desentendimento entre os dois e a partir daí começou a contactar todos sectores do partido para recrutar militantes que queriam lhe ouvir distribuindo assim dinheiro para as pessoas abraçarem as suas causas. actualmente ele criou um governo sombra no seio do partido dirigido pelo jovete, Kiako, Buca, Neto Pedro e outros.

 O Cilindro da Democracia de Kabangu

Por não conseguir fazer Nimi curvar-se as suas ideias, Kabangu deixou de enviar cartas insultuosas e criou nas redes sociais aquilo que ele chama de “cilindro da democracia interna” que na realidade é para cilindrar actual direção, com objectivo de denigrir a direcção actual em que tentou associar o “irmão” Lucas Ngonda e o mesmo negou a jogada kabungu

Como é descrito então descrito Ngola Kabangu pelos “irmãos”?

Segundo fonte, Kabangu é descrito como maldoso de longa data. Maltratou muitos militares durante o período da guerra de libertação, por isso, muitos militantes abandonaram a FNLA inclusive altos dirigente como hendrick vaal Neto, Camabaya, Tuba e outros. Na sua visão, descreve a fonte, ele é a única pessoa que deve dirigir o partido considerando os outros como neófita políticos que devem estar sobre alçada dele, daí a origem das crises do partido durante estes todos anos .