A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução doRisco de Desastres (INGD), Luísa Celma Meque, procedeu esta sexta-feira, 02 de Fevereiro, à entrega de um conjunto de viaturas com vista a dinamizar trabalhos de monitoria nas províncias da zona sul do País. Na ocasião, fez saber que já foram entregues reservatórios de água construídos no âmbito do Projecto de Seguro Climático, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
by: Arson Armindo
As viaturas ora entregues aos técnicos afectos no projecto deverão igualmente garantir flexibilidade para atender a casos de emergência, sendo por isso ainda mais importante a sua conservação..
Luísa Celma Meque aproveitou o ensejo para abordar alguns detalhes do projecto, que visa essencialmente “o fortalecimento da capacidade das comunidades rurais para enfrentar os desafios interligados de mudanças climáticas”.
Neste contexto, avançou que foram treinadas 39 comunidades em matérias ligadas à agricultura de conservação, agroprocessamento, empreendedorismo e protecção de incêndios, e deu conta da conclusão de quatro furos multifuncionais, dos 20 previstos.
Debruçando-se sobre o El Nino, fenómeno que assola várias partes do país na presente época chuvosa e ciclónica, Luísa Celma Meque fez saber que já foram afectadas, até ao momento, 28.873 pessoas, o correspondente a 5973 famílias, nas Zonas Centro e Norte.
Em termos de infraestruturas, foram afectadas 3.702 casas, das quais 2.767 ficaram parcialmente destruídas e 937 totalmente destruídas. Já no campo das infraestruturas sociais, foram afectadas 14 unidades sanitárias, igual número de casas de culto e 177 salas de aula.
No final, a presidente exortou os administradores distritais a intensificarem a sensibilização da população para se retirar das zonas de risco e tomar as devidas precauções face aos eventos extremos que se espera possam ocorrer.
O evento contou com as presenças dos administradores dos distritos da Moamba e Magude (província do Maputo), Mapai, Chicualacuala, Massangena e Guijá (província de Gaza), e Panda, Funhalouro e Mabote (província de Inhambane).