As 25 melhores empresas para se trabalhar em África, em 2023, continuaram a investir na criação de uma força de trabalho com uma média de engajamento de 80%, 1 ponto abaixo do registado em 2022.
Organização Best Places to Work anunciou os “Melhores Lugares para Trabalhar”, num “top 25” das melhores empresas africanas para 2023, de uma lista baseada numa avaliação feita a mais de 500 organizações que operam no cocontinente.
Os resultados deste ano indicam que as melhores organizações em Africa continuaram a investir na criação de uma força de trabalho “fortemente” engajada, com uma média de engajamento de 80%, 1 ponto abaixo, se comparado com o ano passando e 16 pontos acima face a média de engajamento do continente que é de 64%.
“O crescente número de organizações participantes demonstra o compromisso das organizações em África em priorizar a satisfação e o bem-estar dos trabalhadores”, lê-se no documento.
A empresa “Top” deste ano foi a Novo Nordisk, uma companhia farmacêutica global, seguindo-se a AstraZeneca, biofarmacêutica que trabalha em vários países do continente. A Eaux Minérales d’Oulmès, tida como líder no engarrafamento de água, assegurou o terceiro lugar.
A Best Places to Work explica que para participar a companhia tem de ser identificada como um “empregador extraordinário”, em, pelo menos um dos países do continente.
De acordo com a nota, o ranking foi determinado com base no feedback de empregados consultados numa pesquisa anónima, combinada com a avaliação dos recursos humanos sobre as práticas de gestão que contrariam os padrões da Melhores Lugares de Trabalho.
“Neste ano os melhores empregadores em África superaram o mercado na performance dos pilares de RH que enfatizaram a sua forte cultura direccionada para os resultados e capacidade de execução. Estas organizações tiverem sucesso em relação a responsabilidade e agilidade, mantendo altos níveis de engajamento dos trabalhadores em manterem-se e tornarem-se defensores das suas marcas”, referiu Hamza Idrissi, gestor de programas da “Melhores Lugares para Trabalhar em África”.
Todos os anos, o programa estabelece parcerias com várias organizações e diferentes indústrias no continente, no sentido de ajudá-las a medir benchmark, melhorar as práticas de RH e ter acesso às ferramentas e peritagem que elas precisam para implementarem mudanças efectivas e sustentáveis nas suas organizações.
Eis a lista top 25:
1. Novo Nordisk
2. AstraZeneca
3. Les Eaux Minérales d’Oulmès
4. Allianz Trade
5. BSH
6. Konecta Group
7. Alten
8. MoneyGram
9. Mass Analytics
10. Lundbeck
11. Schneider Electric
12. Armatis
13. CMS Company
14. eHealth Africa
15. Beko
16. Faderco
17. Societe Generale Africa Technologies & Services
18. Kepler Technologies
19. Madaef
20. British American Tabacco
21. Cipla
22. Ecobank
23. Paratus
24. Kitea
25. Global ENR
Com a Forbes