SLOT GACOR
Início » Mais de 11 milhões de eleitores votam hoje nas presidenciais; urnas já estão abertas

Mais de 11 milhões de eleitores votam hoje nas presidenciais; urnas já estão abertas

by Marcelino Gimbi

Lisboa – Mais de 11 milhões de cidadãos estão este domingo chamados às urnas para participar nas eleições presidenciais que vão escolher o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu segundo e último mandato ao fim de dez anos na chefia do Estado. Trata-se do maior número de eleitores alguma vez registado em eleições presidenciais em Portugal.

As mesas de voto abriram já no continente e na Região Autónoma da Madeira, permanecendo em funcionamento até às 19h00. Nos Açores, devido à diferença horária, a abertura das urnas ocorre uma hora mais tarde.

Este sufrágio é apontado como um dos mais competitivos desde a instauração da democracia. As sondagens divulgadas nos últimos dias indicam uma forte possibilidade de ser necessária uma segunda volta, cenário que apenas ocorreu uma vez no regime democrático português.

Estão a disputar a Presidência da República 11 candidatos, um número recorde. Pela ordem do boletim de voto, concorrem André Pestana, Jorge Pinto, Manuel João Vieira, Catarina Martins, João Cotrim Figueiredo, Humberto Correia, António José Seguro, Luís Marques Mendes, André Ventura, António Filipe e Henrique Gouveia e Melo.

As autoridades eleitorais alertam ainda que constam no boletim de voto três nomes cujas candidaturas não foram validadas pelo Tribunal Constitucional. Os votos atribuídos a Joana Amaral Dias, José Cardoso e Ricardo Sousa serão considerados nulos.

A eleição presidencial deste domingo é a 11.ª desde o início da democracia e decorre num contexto de grande expectativa política. O Presidente eleito tomará posse no próximo dia 9 de março, perante a Assembleia da República, conforme estabelece a Constituição.

O dia eleitoral está também a ser acompanhado com atenção devido ao histórico recente de elevada abstenção. Nas últimas presidenciais, realizadas em 2021, em pleno contexto da pandemia de covid-19, a taxa de não participação atingiu 60,76%, a mais alta de sempre.

As autoridades apelam à participação cívica, sublinhando a importância do voto na definição do futuro político do país.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor