SLOT GACOR
Início » FNLA suspende militante histórico Ngola Kabangu por alegada sabotagem interna

FNLA suspende militante histórico Ngola Kabangu por alegada sabotagem interna

by Marcelino Gimbi

Luanda – A direção da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) anunciou esta segunda-feira a suspensão de Ngola Kabangu, figura histórica do partido e ex-presidente da organização entre 2007 e 2011.

A medida, comunicada pelo atual líder da FNLA, Nimi a Simbi, foi justificada com a prática de insultos, campanhas de desinformação e alegadas ações de sabotagem contra a direção em funções desde 2021.

De acordo com Simbi, Ngola Kabangu, atualmente com 82 anos, terá desenvolvido nos últimos anos “atividades paralelas com o propósito de descredibilizar a liderança legítima”, colocando em causa a unidade interna da FNLA. O dirigente acrescentou que o militante está suspenso de participar em reuniões do gabinete político e do comité central até à conclusão do processo disciplinar em curso.

Ngola Kabangu foi deputado da FNLA e desempenhou o cargo de ministro do Interior no Governo de Transição de 1975, após os Acordos de Alvor, que abriram caminho para a independência de Angola. Apesar do seu peso histórico, a atual direção acusa-o de se autoproclamar “herdeiro exclusivo da FNLA”, adotando uma postura que, segundo Simbi, contraria o espírito democrático e estatutário do partido.

A FNLA, que nas eleições gerais de 2022 elegeu apenas dois deputados, tem vivido crises internas desde a morte do seu fundador, Álvaro Holden Roberto, em 2007. As disputas pela liderança intensificaram-se após os congressos de 2021, marcados por divisões entre diferentes alas do partido.

Nimi a Simbi não descartou a possibilidade de avançar com uma queixa-crime contra Ngola Kabangu, face às acusações proferidas pelo veterano político.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor