SLOT GACOR
Início » Presidente João Lourenço defende reforço da parceria África–Japão na TICAD9 em Yokohama

Presidente João Lourenço defende reforço da parceria África–Japão na TICAD9 em Yokohama

by Marcelino Gimbi

Yokohama (Japão) – O Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana (UA), João Manuel Gonçalves Lourenço, defendeu hoje, na abertura da sessão de diálogo empresarial público-privado à margem da 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD9), o fortalecimento da cooperação estratégica entre África e Japão, assente em investimentos sustentáveis e na criação de cadeias de valor modernas.

Na presença do Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishiba, de Chefes de Estado e de Governo africanos, bem como de empresários dos dois continentes, o Chefe de Estado angolano sublinhou que a parceria com o Japão “revela-se mais importante do que nunca” num cenário internacional marcado por incertezas e complexidade.

Lourenço destacou o contributo japonês no desenvolvimento de infra-estruturas energéticas, de transportes e logística em África, considerados pilares fundamentais para a industrialização do continente e para a sua integração equilibrada na economia mundial. Recordou ainda que, na TICAD8, o Japão anunciou um investimento de 30 mil milhões de dólares em três anos, e que mais de metade das empresas nipónicas com operações em África manifestaram intenção de expandir os seus negócios no continente, segundo dados da Organização de Comércio Externo do Japão (JETRO).

O estadista angolano reafirmou o compromisso da União Africana com a criação de um ambiente favorável ao sector privado africano, classificando-o como “motor estratégico do crescimento inclusivo e do desenvolvimento sustentável”. Nesse sentido, apontou a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) como instrumento determinante para impulsionar a integração económica, abrangendo 1,4 mil milhões de pessoas e um PIB superior a 2,8 biliões de dólares.

“A ZCLCA elimina barreiras, harmoniza regulamentações e amplia mercados, oferecendo oportunidades excepcionais ao investimento privado em diversos sectores”, disse Lourenço, ao convidar as empresas japonesas a fortalecerem parcerias com empresários africanos e a apostarem em soluções inovadoras para os desafios do continente.

O Presidente angolano encerrou o seu discurso apelando a resultados práticos do encontro empresarial, através da definição de estratégias que reforcem o papel do sector privado, promovam a diversificação económica e acelerem a execução da Agenda 2063 da União Africana.

“Com parceiros como o Japão, acredito que podemos acelerar a construção da ‘África que Queremos’: próspera, integrada e desenvolvida”, concluiu.

 

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor