SLOT GACOR
Início » Rafael Marques acusa Governo angolano de “terrorismo de Estado” após detenções de líderes de taxistas

Rafael Marques acusa Governo angolano de “terrorismo de Estado” após detenções de líderes de taxistas

by Marcelino Gimbi

Luanda – O jornalista e ativista **Rafael Marques** criticou duramente o Governo e o Presidente da República, João Lourenço, acusando-os de praticarem “terrorismo de Estado” na sequência das detenções de líderes de associações e cooperativas de taxistas, após os tumultos registados durante a greve do setor, no final de julho.

Lusa

Em entrevista à agência Lusa, Marques afirmou que “os maiores terroristas em Angola são aqueles que estão no Governo, em cargos ministeriais e nos transportes, começando pelo próprio Presidente da República”. Para o ativista, a repressão não constitui solução para a crise económica e social do país: “As balas não alimentarão a população”, frisou.

Os protestos de julho resultaram em 30 mortos e mais de 200 feridos, segundo dados oficiais. Rafael Marques denunciou que nenhum agente policial foi responsabilizado, apesar de “disparos indiscriminados contra cidadãos, muitos atingidos pelas costas”, o que, segundo o ativista, configura crime.

O diretor do portal Makaangola defendeu que o Executivo deve priorizar reformas estruturais, redução do despesismo público e combate à corrupção: “Há fome a empurrar cada vez mais pessoas para o lixo em busca de sobrevivência. O Presidente já não governa, apenas se preocupa em manter-se no poder”, acusou.

As detenções recentes abrangeram líderes de cooperativas de taxistas, moto-taxistas e lotadores, além de dois cidadãos russos e dois angolanos, um deles jornalista, suspeitos de associação criminosa, incitação à violência e terrorismo.

Para Rafael Marques, estas prisões têm como objetivo “fragmentar a sociedade e impor o medo”. Ainda assim, apelou à união dos angolanos para defenderem a soberania nacional, lembrando que, pela Constituição, “a soberania reside no povo”.

> “Neste país elimina-se a inteligência para que a mediocridade esteja sempre em cima, nas instituições do poder, na sociedade civil e na oposição”, concluiu.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor