Angola e a Etiópia defenderam o reforço das relações bilaterais mediante a implementação de acordos pendentes e a assinatura, em breve, de outros dois instrumentos jurídicos de cooperação nos domínios dos serviços aéreos e da justiça e direitos humanos.
By: Victor Kavinda
O assunto foi abordado durante uma audiência que o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Mesganu Arega, concedeu ao Embaixador de Angola neste país e Representante Permanente junto da União Africana (UA), Miguel César Domingos Bembe.
Os dois interlocutores perspectivam a realização da reunião inaugural da Comissão Bilateral de Cooperação Económica, Técnica, Científica e Cultural, à margem de um “Fórum de Negócios e Investimentos” para dinamizar parcerias a nível do sector privado de ambos os países, a ocorrer em Luanda ou em Adis Abeba.
O governante etíope felicitou a República de Angola pelas suas múltiplas iniciativas em prol da pacificação de África e por assumir em Fevereiro de 2025 a presidência da organização continental.
Louvou igualmente “o papel de Angola no Conselho de Paz e Segurança (CPS)” da UA, augurando uma estreita colaboração com o seu país que submeteu a candidatura à membro daquele órgão, cujo pleito eleitoral decorrerá durante as reuniões estatutárias da UA, previstas para Fevereiro próximo, em Adis Abeba.
Angola e a Etiópia assinaram, em 2024, um “Acordo Geral de Cooperação e um Memorando de Entendimento” entre os dois Governos e “Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas” entre os Ministérios das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros de ambos os países.
Todavia, as lideranças de ambos os países consideram que as relações bilaterais ainda continuam a um nível de cooperação que não corresponde ao actual desenvolvimento económico e à influência estratégica dos respectivos países (Angola, no cruzamento entre as regiões austral e central do continente africano, e a Etiópia, no cruzamento entre África, Médio Oriente e Ásia).
Em função disso, foi renegociado e rubricado recentemenete em Luanda o “Acordo Bilateral sobre Serviços Aéreos”, cuja assinatura poderá acontecer à margem da 38ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em meados de Fevereiro do corrente ano, marcando o virar de mais uma página nas relações entre os dois países.
Em Novembro de 2023, a Missão Diplomática angolana na Etiópia realizou, em Adis Abeba, um workshop interactivo sobre investimentos em Angola, que lançou as bases para o estabelecimento de uma relação estruturada e dinâmica entre empresas, câmaras do comércio e associações sectoriais de ambos os países para fomentar a cooperação a nível do sector privado.