EUA – O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou sua visita à Alemanha, inicialmente prevista para a semana passada, devido à passagem do furacão Milton na costa da Flórida. A nova data da visita foi remarcada para o dia 18 de outubro, conforme fontes governamentais alemãs. A revista alemã “Spiegel” noticiou que os preparativos para o encontro com os líderes alemães estão a todo vapor.
Biden cancelou a viagem planejada para o início de outubro para permanecer em Washington, onde acompanhou de perto os esforços de resposta à devastação causada pelo furacão. O adiamento também afetou uma reunião importante, que deveria ter acontecido na base aérea americana de Ramstein, destinada a discutir o apoio contínuo à Ucrânia.
A visita de Biden a Berlim inclui encontros com o Chanceler Olaf Scholz e o Presidente Frank-Walter Steinmeier. Estas reuniões são esperadas para abordar questões globais, como a guerra na Ucrânia e os laços transatlânticos entre os dois países.
Além de seus compromissos internacionais, Biden continua a focar nas consequências internas das recentes catástrofes naturais. No próximo domingo, o presidente visitará áreas afetadas na Flórida para avaliar os danos do furacão Milton e destacar a importância da aprovação de fundos de emergência pelo Congresso. Enquanto isso, a vice-presidente Kamala Harris concentra-se em outro estado afetado, a Carolina do Norte, após o furacão Helene. Harris deve participar de eventos de campanha e visitar uma comunidade local.
Com a visita à Alemanha remarcada, Biden deverá equilibrar as responsabilidades internas de resposta a desastres com sua agenda de política externa, buscando reforçar alianças estratégicas e avançar em discussões cruciais sobre a guerra na Ucrânia.