O Departamento dos Estados Unidos da América para Agricultura e Floresta, Segundo o NFV, vai disponibilizar USD 50.000 ( cinquenta mil dólares) para apoiar Cinquenta produtores de mel da Província do Cuando Cubando.
By: Dino Manuel
Os beneficiários já estão selecionados, e com este financiamento para além de elevar os seus níveis de produção, será igualmente aplicado na formação dos apicultores, assim como na aquisição de equipamentos e custos administrativos.
A pretensão é de produzir doze mil e quinhentos (12.500) litros de mel anualmente, no quadro do projecto da protecção de florestas, da organização não governamental MBANKITA.
A revelação, é do presidente daquela organização, Pascoal Batistini.
” Estes 50.000 Dólares serão aplicados na formação dos apicultores na aquisição do material e equipamentos , com 50 apicultores prevemos uma produção de 12.500 litros anuais com previsão de aumentar 30% dessa produção “disse.
Dados adicionais dão conta de que no Cuando Cubango, apesar da produção do mel se encontrar em crescimento, tanto formal como informal, continua a ser desenvolvida de maneira desenfreada, sendo que a desmatação, em que as queimadas constituem possivelmente o principal agente da destruição, provoca o desequilíbrio dos ecossistemas.
Para melhorar a produção desse produto, os EUA através da organização não Governamental MBANKITA vai apoiar 50 apicultores com 50 mil dólares para elevar a produção.