Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

JOSÉ CALENGI, MANTÉM OS NÍVEIS DE CONFIANÇA E ASSEGURA QUE O EXECUTIVO VAI REALIZAR O COMPROMISSO DE ANGOLANO E DO PAÍS

Exclusivo : Falta de logística hábil e equipamento operacional tornam o adiamento de Canso Angola 2024 A falta da logística suficiente e equipamento operacional nomeadamente,...
HomeNOTÍCIASParlamentar no fórum da SADC constatam realidade do Porto do Lobito

Parlamentar no fórum da SADC constatam realidade do Porto do Lobito

Presidentes dos Parlamentos dos países da África Austral que participam na 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre em Angola de 1 a 7 do mês e ano em curso, em Luanda, sob o lema “Combater a carência energética na região da SADC – O Papel dos Parlamentos na Promoção de Políticas de Energias Renováveis e na Criação de um Mercado Energético Regional Único, visitaram na tarde deste sábado, 6 de julho/24, o Porto do Lobito, uma importante infra-estrutura do Corredor do Lobito.

By: Vítor Kavinda

O Grupo Parlamentar, liderado pela Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, acompanhada pela Presidente da União Interparlamentar e também Presidente do Parlamento da Tanzânia, Tulia Akson, foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, acompanhado pelos Administradores Joaquim Cristiano Sobrinho, Romão de Andrade e António Calianguila,directores e quadros da empresa.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, acolheu cordialmente os visitantes e expressou a sua satisfação com a visita, destacando que “isso demonstra o reconhecimento da importância do Porto do Lobito e do seu Corredor para os países da SADC, por parte dos Parlamentares da SADC e não só”. “Hoje, estão aqui presentes para testemunhar pessoalmente as oportunidades que o Corredor do Lobito e em particular o Porto do Lobito, pode oferecer para a economia dos países da SADC, especialmente aqueles sem acesso ao mar”, enfatizou.

Ao falar com a Presidente do Parlamento da Zâmbia, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito enfatizou que a Zâmbia, na qualidade de membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), tem a possibilidade de aproveitar o Corredor do Lobito para fortalecer as relações comerciais com Angola. Neste contexto, o Caminho-de-Ferro de Benguela é visto como uma via fundamental para facilitar a importação e exportação de bens e serviços entre os dois países e não so.

Por sua vez, a Presidente do Parlamento Angolano, Carolina Cerqueira, afirmou que a visita à província de Benguela, em especial ao município da Catumbela e ao Lobito, representa uma oportunidade para apresentar aos visitantes dos países membros da SADC, nomeadamente Moçambique, Zimbabwe, Zâmbia, Tanzânia e Botswana, a actual realidade de Angola e os esforços em curso para desenvolver infraestruturas e grandes projectos que possam sustentar uma economia orientada para o progresso, enquanto promovem a cooperação regional, onde o Porto do Lobito desempenha um papel fundamental como uma saída para o mar para os países sem litoral.

A Presidente do Parlamento da Tanzânia, Tulia Ackson, expressou gratidão pela calorosa recepção do Conselho de Administração do Porto do Lobito e pela partilha de informações valiosas que ajudarão o governo tanzaniano a utilizar o Porto do Lobito para o transporte de diversos produtos da Tanzânia para o Lobito e deste para outros continentes, e afirmou ter confiança de que os portos de Lobito e Dar-es-Salam serão de grande suporte para países sem saída para o mar, como a Zâmbia, e outros.

No final da visita, Celso Rosas aproveitou a ocasião para oferecer a todos os Presidentes dos Parlamentos da SADC um livro que narra a história do Porto do Lobito.

A comitiva que foi integrada por cerca de 40 individualidades, foi acompanhada pelo Vice-governador de Benguela para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Adilson Gonçalves, e pela Administradora Municipal do Lobito em exercício, Angélica Simões.