Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Amnistia Internacional exige respeito ao direito de protestos em Luanda

A Amnistia Internacional lembra que as autoridades angolanas devem respeitar os direitos dos manifestantes em Luanda durante a manifestação prevista para 22 de junho...
HomeNOTÍCIASAngola acolhe 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC

Angola acolhe 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC

Angola acolhe de 1 a 7 de Julho, em Luanda, a 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC).

A decorrer sob o lema “O Papel dos Parlamentos na Promoção de Políticas de Energias Renováveis e na Criação de um Mercado Energético Regional Único”, o evento servirá para a apreciação dos relatórios das comissões permanentes da igualdade do género, promoção da mulher e desenvolvimento da juventude, do desenvolvimento humano e social, bem como os avanços na democratização, boa governação e defesa dos direitos humanos nos países membros.

A agenda reserva ainda a apreciação dos relatórios sobre o comércio, indústria, finanças e investimento, alimentação, agricultura e recursos naturais.

Durante cinco dias, os parlamentares passarão também em revista o relatório da comissão parlamentar regional de fiscalização das leis modelo, bem como a realização de um simpósio sobre energias renováveis e visitas a infra-estruturas sócio-económicas de Angola.

Para garantir o êxito do certame, Angola, na qualidade de país anfitrião, trabalha a todo o vapor para a recepção dos cerca de 250 delegados da África Austral, prevendo reunir 15 parlamentos, dos 16 Estados-membros que compõem a região, com a ausência das Ilhas Comores.

Segundo o também coordenador adjunto da Comissão Organizadora da 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, Pedro Sebastião, estão criadas todas as condições humanas, materiais, técnicas, logísticas e de segurança do evento no palácio da Assembleia Nacional.

“Os avanços tecnológicos instalados nas salas de reuniões da Assembleia Nacional darão a possibilidade de participação por videoconferência (via zoom), de alguns delegados”, disse.

À margem da Assembleia Plenária será realizada a Reunião do Comité dos Secretários-Gerais dos Parlamentos Membros do FP-SADC, aprazada para os dias 29 e 30 de Junho.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma Comunidade Económica Regional composta por 16 Estados-Membros, nomeadamente Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, República Unida Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

A organização tem como missão promover o crescimento económico sustentável e equitativo e o desenvolvimento socioeconómico, através de sistemas produtivos eficientes, de uma cooperação e integração mais profundas, da boa governação e de uma paz e segurança duradouras, para que a região emerja como um ator competitivo e eficaz nas relações internacionais e na economia mundial.