As escapadas de policiais corruptos continuam a ser manchetes. Nos Camarões, ao tentar deter o condutor do carro de quem pretendia extorquir dinheiro, o agente da polícia deitou-se no capô do carro.
Policial excessivamente zeloso e motorista desonesto. Os dois atores ofereceram uma cena surreal para outros usuários da estrada. Embora sabendo que seu ato é perigoso, ele se agarra ao veículo quando o motorista decide não lhe dar nada. Agarrado ao veículo que decide seguir em frente, o policial finalmente fica preso enquanto o motorista acelera.
É uma cena a que as forças de segurança infelizmente habituaram os camaroneses. É um segredo aberto que a polícia extorque os condutores de automóveis, mesmo quando estes estão em situação regular.
Os condutores recalcitrantes que persistem em não entregar o dinheiro exigido pela polícia correm o risco de ter os seus veículos ou cartões de registo apreendidos ou mesmo de serem presos por motivos falsos.
A corrupção nas estradas da África Subsaeliana já não precisa de ser demonstrada. Todos os utilizadores do são confrontados diariamente com este flagelo.