Os negociadores israelenses reduziram o número de reféns que desejam que o Hamas liberte na fase inicial de uma trégua de 40 para 33, disseram ontem autoridades israelenses, oferecendo um sinal de esperança para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
As negociações de cessar-fogo estão paralisadas há semanas, mas uma delegação de Israel planeava voar hoje para o Cairo para retomar as negociações – mas apenas se o Hamas concordasse em participar, segundo dois dos responsáveis. O Hamas não respondeu a um pedido de comentário sobre se enviaria representantes ao Cairo.
Patrick Kingsley, chefe da sucursal do The Times em Jerusalém, disse-me que “há muitos obstáculos” antes de um possível acordo.
“O Hamas quer algo que lhe dê uma oportunidade de sobreviver à guerra como força militar, enquanto Israel quer um acordo que permita ao seu exército a oportunidade de eventualmente retomar os combates e derrotar o Hamas”, disse Patrick. “É por isso que Israel quer um cessar-fogo curto, enquanto o Hamas quer um cessar-fogo mais longo, que possa ser arrastado para a permanência.”