A Comissão Instaladora do Partido dos Trabalhadores (PT) garante ter concluído o processo inicial para ser remetido ao Gabinete dos Partidos Políticos (GPP) do Tribunal Constitucional (TC), com vista a sua inscrição, soube o Club-K junto de uma fonte bem posicionada que acompanha o processo.
O coordenador da Comissão Instaladora do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Barroso Ngola, adiantou a este portal que, com a conclusão de todos os requisitos que são exigidos pelo Tribunal Constitucional para a legalização de um partido político, o passo a seguir, segundo disse, “é remeter o dossier ao tribunal para a inscrição da comissão instaladora”.
O político garantiu que o processo do Partido dos Trabalhadores (PT) pode dar entrada ainda esta semana, o que para Marcelo Barroso Ngola vai abrir caminho para o surgimento de mais uma formação política no cenário político angolano.
Marcelo Barroso Ngola disse que todos os passos para a inscrição da Comissão Instaladora foram cumpridos, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos (LPP), pelo que acredita no sucesso no momento da recolha de assinaturas que o Tribunal Constitucional exige para a legalização de partido político.
O projecto político (Partido dos Trabalhadores) tem a sua sede no Bairro Augusto Ngangula, na comuna do Kikolo, município de Cacuaco, em Luanda.
Em Setembro de 2023, informações postas a circular nas redes sociais, davam conta de que o projecto Partido dos Trabalhadores (PT) era liderado por Daniel Afonso Neto, oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA) e defensor dos camponeses do 11 de Novembro, no município do Talatona, em Luanda.
Em nota de imprensa enviada à altura ao Club-K, o tenente coronel das FAA considerou “falsas e eivadas de má-fé”, as informações veiculadas envolvendo o seu nome.
Segundo Daniel Neto, sendo militar no activo, ao ser associado num projecto político que disse desconhecer, tem por objectivo criar mecanismos para ser detido e continuar com o processo de expropriação das suas parcelas de terra.
O projecto político Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado a 3 Março de 2023, em Luanda, tendo como mentores Marcelo Barroso Ngola e Randinho Sankara Pedro.
Segundo fazem constar, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado a 03 de Março de 2023, em Luanda, concretamente no município de Cacuaco, comuna do Kicolo, bairro Augusto Ngangula, por um grupo de patriotas de origem social humilde e camponesa com o propósito de defender os interesses do povo angolano.
O grupo, diz, que há muito vem almejando a construção de uma sociedade justa, onde todos os angolanos possam usufruir de uma vida feliz e melhor para o seu bem-estar.
Os seus Estatutos reforçam que o PT é uma organização política que agrupa no seu seio todas as camadas sociais, e que se propõem a trabalhar com vista a melhorar a sociedade angolana, corrigindo todos os males que imperam o desenvolvimento harmonioso do nosso país, fruto de introdução nele de tradições, costumes, hábitos e ideologias estrangeiras e estranhas ao povo e à realidade social angolana.
Segundo ainda os mentores, o Partido dos Trabalhadores (PT) surge para defender os anseios do povo angolano, com a finalidade de conduzir e promover uma política de paz, democracia e de direito, onde todas as camadas sociais, correntes políticas e individualidades possam expressar-se sem intimidações e descriminação.
Fonte: Club-K.net