O Ministro do Interior, Eugénio Laborinho ressaltou nesta sexta-feira, 22 de Março, a adesão de Angola ao Mecanismo Tripartido, que visa fortalecer o controlo da criminalidade transnacional na região da SADC.
A afirmação foi feita durante o acto de encerramento da reunião bilateral Angola-África do Sul, realizada de 19 a 22 de Março do corrente ano.
A reunião em causa surge na sequência de um encontro anterior realizado entre responsáveis e peritos dos dois países, no passado mês de Janeiro, em Pretória.
Durante esta sessão foram discutidos diversos aspectos relacionados à cooperação policial e os desafios enfrentados pelos dois países em matéria de segurança.
Um dos pontos de destaque foi a adopção da agenda, que incluiu a análise do plano de acção conjunto para tratar questões de interesse policial, como o tráfico de drogas e o crime organizado transnacional.
Segundo o responsável ministerial, este plano foi estabelecido durante a Reunião Ministerial Bilateral realizada em Pretória, em janeiro de 2024, e tem como objetivo fortalecer a cooperação entre Angola e a África do Sul nessas áreas críticas.
A reunião ministerial chegou ao fim, deixando um legado de cooperação reforçada e compromisso mútuo na luta contra a criminalidade, tendo participado, membros do conselho consultivo do Ministério do Interior, bem como membros da Delegação Sua Africana.