Os Camarões operaram a reviravolta, por 3-2, depois de estarem a perder, por 1-2, diante da Gâmbia, esta terça-feira, e passaram aos oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN).
O Estádio de La Paix, em Bouaké, na Côte d’Ivoire, recebeu um duelo épico, entre duas formações que deram tudo por tudo para sair com a vitória, mas infelizmente para a Gâmbia o destino foi a eliminação.
Os Escorpiões estiveram por cima, na primeira parte, mas não conseguiram marcar, enquanto os Camarões também não fizeram muito para facturar.
A segunda parte necessitava de mais “jindungo” porque o que as selecções cozinharam não satisfez o apetite de quem assistia à partida. E foi isso que os espectadores na bancada tiveram direito durante o regresso do intervalo.
Os Leões Indomáveis entraram com tudo e foi a eles que pertenceu a primeira chance com um remate enviado à barra por Georges-Kévin Nkoudou.
Era um sinal do que estava por vir, quando perto dos 56 minutos Karl Toko Ekambi fez o 1-0, após um cabeceamento perfeito.
Aos 69 minutos, o técnico da Gâmbia, Tom Saintfiet, lançou para o relvado Alieu Fadera que produziu a jogada do golo do empate por Ablie Jallow aos 72 minutos, e aos 73’ enviou para o terreno de jogo Assan Ceesay que fez a assistência para o segundo tento apontado, aos 85 minutos, por Ebrima Colley que tinha entrado um minuto antes.
Porém, aos 87 minutos, o ímpeto gambiano foi por água abaixo com um auto-golo de James Gomez e pouco depois surgiu o golo da vitória por Christopher Wooh na sequência de um cabeceamento que levou à loucura os jogadores camaroneses, após um canto cobrado por Kévin-Georges Nkoudou.
A Gâmbia ainda festejou o 3-3, mas foi anulado por mão na bola, pelo VAR, que também já tinha anulado um golo por fora-de-jogo aos Camarões na primeira parte.
Com este resultado, os Leões Indomáveis apuram-se para os oitavos-de-final, em segundo lugar, com quatro pontos, com um último rugido, enquanto os Escorpiões dizem adeus à competição, em último lugar.
No outro encontro, o Senegal assegurou o primeiro lugar, com nove pontos, e a Guiné-Conacri ficou em terceiro com quatro pontos.
Os Camarões vão medir forças com a Nigéria de José Peseiro.