Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICATomou posse novo presidente eleito da Libéria, Joseph Boakai

Tomou posse novo presidente eleito da Libéria, Joseph Boakai

O presidente eleito da Libéria, Joseph Boakai, 79 anos, foi investido nesta segunda-feira em Monróvia para um mandato de seis anos, após a sua vitória no final de Novembro sobre o Presidente cessante George Weah.

O presidente eleito da Libéria, Joseph Boakai, que derrotou o presidente George Weah na segunda volta das eleições, profere um discurso na sua cerimónia de posse em Monróvia, Libéria, neste dia 22 de Janeiro de 2024.

“Vemos tempos difíceis, vemos disfunções (…) vemos corrupção nos lugares cimeiros e também na base. É nestas condições que viemos para socorrer” o país, disse o novo presidente que colocou a luta contra a corrupção e a reconstrução país, das suas infra-estruturas e dos seus serviços públicos na dianteira das suas prioridades.

Veterano da política liberiana, vice-presidente de 2006 a 2018 sob a presidência de Ellen Johnson Sirleaf e activo na política há mais de 40 anos, Joseph Boakai venceu na segunda volta das presidenciais de Novembro com 50,64% dos votos, contra 49,36% para o seu adversário, o seu antecessor, George Weah.

Numa África Ocidental onde se têm multiplicado os Golpes de Estado nestes últimos anos e onde a intolerância política tem estado muito presente, a forma pacífica como se desenrolaram as eleições e a transição tranquila entre Boakai e George Weah que reconheceu a sua derrota antes mesmo da divulgação dos resultados oficiais, foram saudados a nível internacional.

Joseh Boakai, cuja idade avançada suscita especulações sobre a sua capacidade em dirigir o país, entra em funções num contexto difícil para este país de cinco milhões de habitantes.

À procura de alguma estabilidade, após anos de guerras civis e uma epidemia de Ébola, a Libéria está confrontada com o problema da corrupção e uma pobreza elevada, com uma dívida nacional de quase 1600 milhões de euros, ou seja de um pouco mais de 300 euros por habitante.