As Presidentes dos Parlamentos de Moçambique e do Ruanda, Esperança Bias e Mukabalisa Donatille reuniram-se, no último sábado, na República de Uganda, com o intuito de passar em revista o actual estágio de cooperação entre as Instituições legislativas dos dois países.
by: Arson Armindo
Durante o encontro, as partes mostraram-se satisfeitas com o actual estágio de cooperação e comprometeram-se a fortalece-la cada vez mais, através de acções concretas de troca de delegações parlamentares.
Na ocasião, a Presidente da Câmara dos Deputados do Parlamento do Ruanda reiterou o convite por ela feito, em 2022, para a Presidente do Parlamento moçambicano visitar o seu País.
Mukabalisa Donatille esteve em Moçambique em 2022 para uma visita oficial a convite da sua homóloga.
O encontro de cortesia entre as dirigentes parlamentares aconteceu à margem da 27 Conferência dos Presidentes e Dirigentes de Parlamentos da Commonwealth (CSPOC).
Ainda no Sábado findo, A Presidente do Parlamento moçambicano participou nos debates da Sessão Plenária Especial da CSPOC subordinados ao tema: CRIAÇÃO DE CONSENSOS PARA OS TRABALHOS PARLAMENTARES O PAPEL DOS PRESIDENTES E DIRIGENTES DE PARLAMENTOS.
Esperança Bias partilhou que o Parlamento moçambicano tem uma experiência peculiar na busca de consensos, destacando, por exemplo, a elaboração do Rol de Matérias pela Comissão Permanente da Assembleia da República, a Mesa do Plenário, em que há uma consulta/negociação com às Bancadas parlamentares.
Bias destacou ainda a priorização da elaboração dos pareceres em função da urgência na implantação do Programa Quinquenal do Governo e a interpretação de articulados das leis que suiscitem dúvidas ao Governo, aos Trbunais e ao Conselho Constitucional.