O Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, presidiu hoje à abertura da Décima Nona Reunião do Conselho Consultivo Alargado do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), sob o lema “SME – Apostando no Capital Humano e na Modernização para Melhor Servir”.
Na sua intervenção, o Ministro Laborinho destacou a importância do capital humano e da modernização para o bom funcionamento do SME, salientando que “os especialistas de migração devem dominar, cada vez mais e melhor, as ferramentas de trabalho colocadas à sua disposição e exercer uma acção fiscalizadora profissional e exemplar”.
O Ministro também reconheceu a necessidade de garantir a formação adequada e a capacitação permanente dos efectivos do SME, afirmando que “devemos continuar a apostar na modernização tecnológica e na melhoria das infra-estruturas centrais e locais do SME, assim como na permanente atualização dos métodos de trabalho”.
O Ministro do Interior enfatizou a crescente importância dos fluxos migratórios regionais e internacionais e a necessidade de os Estados responderem aos desafios decorrentes desses movimentos.
O discurso ressaltou os esforços do Executivo angolano para aprovar estratégias de atuação no âmbito da política migratória, com foco em objetivos políticos, socioeconômicos e de segurança nacional. O Ministro também destacou os avanços na facilitação da entrada de estrangeiros em Angola, resultado de acordos bilaterais e da nova política de isenção de vistos.
Além disso, o governante destacou o papel fundamental do Serviço de Migração e Estrangeiros na implementação dessas políticas, incluindo a melhoria do atendimento ao público e o combate à imigração ilegal e à fraude documental.O mesmo orientou os delegados a abordarem os assuntos com transparência e profundidade, visando produzir conclusões satisfatórias que tragam melhorias palpáveis ao serviço prestado ao Estado, cidadãos e empresas.
Por fim, o Ministro do Interior declarou aberta a Décima Nona Reunião do Conselho Consultivo Alargado do Serviço de Migração e Estrangeiros, reforçando o compromisso do governo com a modernização e a excelência do serviço.
A reunião do Conselho Consultivo Alargado do SME continuará nos próximos dias, com a expectativa de produzir resultados significativos para o aprimoramento do serviço de migração e estrangeiros em Angola.