Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Denúncia de perseguição e ameaças a activista de Direitos Humanos na Lunda-Norte

Na província da Lunda-Norte, o activista Jordan Muacabinza, conhecido defensor dos direitos humanos, tem enfrentado uma situação alarmante de perseguições e ameaças de morte....
HomeMERCADOCaixaBank não está interessado em manter participação no angolano BFA, diz CEO

CaixaBank não está interessado em manter participação no angolano BFA, diz CEO

“De um ponto de vista estratégico, não temos interesse em manter uma participação como a que temos agora em Angola”, disse o CEO Gonzalo Gortazar citado pela “Reuters”.

 

O CaixaBank não está interessado em manter a sua grande participação indireta no banco angolano BFA e informará as autoridades locais antes de qualquer decisão de desinvestimento, disse na sexta-feira o presidente executivo do banco espanhol, Gonzalo Gortazar, citado pela “Reuters”.

O Caixabank detém, através do Banco BPI, uma participação indireta de 48,1% no Banco de Fomento Angola. A Unitel, empresa estatal angolana de telecomunicações móveis, detém os restantes 51,9% do BFA.

O BPI tem estado a tentar, sem sucesso, vender a sua participação no BFA desde 2017, na sequência da recomendação do BCE para reduzir a sua exposição de risco a Angola.

“De um ponto de vista estratégico, não temos interesse em manter uma participação como a que temos agora em Angola”, disse o CEO Gonzalo Gortazar citado pela “Reuters”.

“Tudo o que fizermos em qualquer altura será com o conhecimento e acordo do Estado (angolano)”.

Em 2023, o BPI suspendeu a venda da sua participação no BFA devido à forte desvalorização do kwanza face ao dólar.