SLOT GACOR
Início » Participação eleitoral atinge 45,5% até às 16h00 na segunda volta das presidenciais

Participação eleitoral atinge 45,5% até às 16h00 na segunda volta das presidenciais

by Marcelino Gimbi

A taxa de participação na segunda volta das eleições presidenciais fixou-se nos 45,50% até às 16h00 deste domingo, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna.

O valor é praticamente idêntico ao registado na primeira volta, realizada a 18 de janeiro, quando à mesma hora tinham votado 45,51% dos eleitores inscritos, representando uma variação residual de apenas 0,01%.

As mesas de voto continuam abertas até às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, o horário é ajustado devido à diferença horária, com abertura e encerramento uma hora mais tarde.

Esta segunda volta das presidenciais opõe António José Seguro e André Ventura, depois de, no primeiro sufrágio, Seguro ter obtido 31,1% dos votos e Ventura 23,52%, segundo o apuramento geral.

Trata-se da primeira vez, em quatro décadas, que as eleições presidenciais em Portugal avançam para uma segunda volta. O processo eleitoral decorre num contexto marcado por condições meteorológicas adversas, que levaram ao adiamento da votação em 16 freguesias e três assembleias de voto, abrangendo mais de 31 mil eleitores.

Ramalho Eanes sublinha caráter excecional das eleições presidenciais

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes considerou este domingo que as atuais eleições presidenciais assumem um caráter “verdadeiramente especial”, atendendo ao contexto político, social e internacional do país.

Após exercer o seu direito de voto, Eanes destacou a relevância das funções presidenciais num momento que classificou como difícil, apontando desafios como os prejuízos causados pelas cheias, a fragmentação do sistema partidário e a instabilidade geopolítica na Europa e no mundo.

Segundo o antigo Chefe de Estado, este cenário exige decisões exigentes, nomeadamente ao nível da defesa e do apoio internacional, apelando à participação dos cidadãos. “Os portugueses têm um direito e um dever fundamentais. Nestas eleições, isso é ainda mais evidente”, afirmou.

Proteção Civil garante voto dos operacionais envolvidos no apoio às populações

Os bombeiros e restantes agentes de proteção civil mobilizados no apoio às populações afetadas pelo mau tempo conseguiram exercer o direito de voto nas eleições presidenciais, assegurou este domingo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Durante o ponto de situação realizado ao início da tarde, o comandante nacional, Mário Silvestre, explicou que foi feito um planeamento prévio para garantir que as rendições das equipas no terreno coincidissem com a deslocação às assembleias de voto.

De acordo com o responsável, os operacionais que terminam serviço deslocam-se para votar, enquanto os que entram já o fizeram anteriormente, garantindo que todos puderam participar no ato eleitoral apesar das exigências operacionais impostas pela situação meteorológica.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor