Uma fonte ligada ao Governo português, disse este Sábado 20, ao Diário Independente que a notícia veiculada pela folha8 que dá conta de uma possível visita do 1° Ministro português Luís Montenegro à Angola, é inautêntica.
Segundo a fonte, consta na notícia veiculada que a Amnistia Internacional, apelar ao primeiro Ministro de Portugal na visita a efetuar alegadamente Angola já na próxima semana, para abordar a questão dos Direitos humanos com autoridades do MPLA.
São igualmente referenciados a libertação imediata de activistas presos e o fim das acusações contra os implicados que deve ser aflorado na mesa com os Lideres que Governa Angola , e adianta a fonte ser informações sem respaldo do Governo português.
Disse não ser verdade a Organização ter desafiado o 1° Ministro Luís Montenegro a destacar os direitos humanos na sua alegada visita ao País africano, pedindo formalmente as autoridades angolanas a respeitarem a Liberdade de expressão e de reunião pacífica.
De referir que Luís Montenegro cancelou a presença em encontros políticos até domingo, segundo o comunicado do seu Gabinete.
A decisão foi tomada “na sequência de aconselhamento médico, visto que se encontra a recuperar de uma situação de saúde (de carácter infeccioso).
É o 119º Primeiro-Ministro de Portugal, desde 2 de abril de 2024, liderando o XXIV Governo. É também o Presidente do Partido Social Democrata desde 1 de julho de 2022.