SLOT GACOR
Início » Ucrânia simulou morte de comandante russo para neutralizar plano de Moscovo e arrecadar recompensa

Ucrânia simulou morte de comandante russo para neutralizar plano de Moscovo e arrecadar recompensa

by Marcelino Gimbi

Kiev – Os serviços de inteligência da Ucrânia montaram uma operação encenada para simular a morte de um comandante russo que combate ao lado das forças ucranianas, frustrando um alegado plano de Moscovo que previa o pagamento de 500 mil dólares pelo seu assassinato.

Segundo informações divulgadas, a Rússia teria colocado uma recompensa sobre Denis Kapustin, também conhecido como Denis Nikitin, comandante do Corpo Voluntário Russo (CVR) e da Unidade Especial Timur, grupos que actuam em apoio à Ucrânia no conflito em curso. A ordem para a sua eliminação teria partido dos serviços especiais russos.

A suposta morte de Kapustin foi anunciada a 27 de dezembro pelo próprio CVR, através da plataforma Telegram, e rapidamente repercutida por meios de comunicação social nacionais e internacionais. No entanto, as autoridades ucranianas revelaram posteriormente que se tratava de uma encenação cuidadosamente planeada.

De acordo com o GUR, serviço de informações militares da Ucrânia, a operação prolongou-se por mais de um mês e permitiu identificar toda a cadeia envolvida no plano russo, desde os mandantes até aos executores. A encenação terá possibilitado ainda a recolha da recompensa destinada ao assassinato.

Esta semana, o GUR divulgou excertos de uma videochamada entre o chefe da inteligência ucraniana, Kyrylo Budanov, e Denis Kapustin, na qual Budanov felicita o comandante pelo regresso “à vida” e sublinha que os fundos obtidos com a operação foram canalizados para o esforço de guerra ucraniano.

Por sua vez, Kapustin afirmou que a sua ausência temporária não comprometeu as operações da unidade que lidera e garantiu estar pronto para regressar ao terreno e continuar a comandar o CVR.

Denis Kapustin é uma figura controversa, com um passado associado a movimentos da extrema-direita europeia e ao hooliganismo. O comandante esteve ligado a episódios de violência envolvendo adeptos durante o Euro 2016, em França. O Corpo Voluntário Russo também tem sido apontado como um grupo com ligações à extrema-direita, acusações que os seus membros rejeitam.

Em 2019, Kapustin foi proibido de entrar no Espaço Schengen por um período de dez anos. Ainda assim, investigadores independentes indicam que ele continuou activo em vários países europeus nos anos seguintes, deslocando-se com regularidade por diferentes Estados do continente.

A operação agora revelada ilustra o nível de guerra de informação e contra-inteligência entre Kiev e Moscovo, num conflito que continua a estender-se para além do campo de batalha.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor