LUANDA (30/11/2025) O presidente do Bloco Democrático (BD), Filomeno Vieira Lopes, manifestou satisfação com os resultados do recente congresso da UNITA, sublinhando que o encontro voltou a demonstrar a vitalidade da democracia interna na oposição angolana.
Para o dirigente, o processo mostrou “a capacidade que a oposição séria tem de dar exemplos muito claros de democracia interna”, elemento que considera fundamental para o fortalecimento da democracia no país.
Vieira Lopes afirmou ainda esperar que esta prática influencie positivamente o partido no poder, onde, segundo defendeu, persiste um “défice” neste tipo de processos participativos.
O líder do BD destacou também que as conclusões do congresso apontam para uma fase de maior combatividade política e social, especialmente na defesa dos interesses populares. Outro ponto enfatizado foi a necessidade de reforçar a articulação entre os partidos da oposição com vista à construção de uma alternativa democrática sólida para as eleições de 2027.
“Estamos satisfeitos com os resultados deste congresso da UNITA”, afirmou Filomeno Vieira Lopes, reiterando o compromisso do Bloco Democrático com a unidade e o avanço democrático no país.

