Um cidadão angolano, identificado como Mbala Dajou Abuba, foi condenado a cinco anos de prisão pela Corte Estadual de Kano, no norte da Nigéria, por envolvimento no tráfico internacional de drogas. A sentença foi proferida na quarta-feira, 19 de junho.
Mbala Abuba foi detido em fevereiro deste ano no Aeroporto Internacional de Kano, quando tentava embarcar para Istambul, na Turquia. Durante a inspeção, as autoridades descobriram que ele havia ingerido 120 cápsulas contendo um total de 1,829 kg de substância ilícita, com alto grau de pureza, avaliada em cerca de 100 mil dólares norte-americanos.
Segundo as investigações da Agência Nigeriana de Combate ao Tráfico de Drogas (NDLEA), o réu foi recrutado em Luanda e recebeu a droga em território nigeriano, atuando como parte de uma rede internacional de tráfico. O juiz Muhammed Nasiru Yunusa classificou o caso como um crime organizado transnacional, mas aplicou uma pena mais branda devido a fatores atenuantes, como a ausência de antecedentes criminais e a situação familiar do réu em Angola.
Embora não exista um acordo formal de extradição entre Angola e Nigéria, a Justiça nigeriana determinou que Mbala seja deportado para cumprir a pena em território angolano. A decisão visa também aliviar a pressão sobre o sistema prisional local e deverá ser tema de destaque na próxima reunião da Comissão Mista Bilateral Angola–Nigéria, agendada para ocorrer em Luanda.
Durante o processo, a Embaixada de Angola na Nigéria acompanhou o caso de perto, com uma delegação liderada pelo conselheiro Ineclito Anastácio Lima.