Início » Marcelo Rebelo de Sousa acredita: “Vamos ter estabilidade política em Portugal”

Marcelo Rebelo de Sousa acredita: “Vamos ter estabilidade política em Portugal”

by REDAÇÃO

Lisboa – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, demonstrou esta terça-feira confiança no rumo político do país, afirmando que Portugal caminha para uma fase de estabilidade institucional. A declaração foi feita à saída de uma cerimónia comemorativa dos 40 anos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), no Museu dos Coches, em Lisboa.

Apesar de manter descrição sobre o conteúdo das audiências já realizadas, o chefe de Estado adiantou que os encontros com os três maiores partidos (PSD, PS e Chega) decorreram de forma positiva. No entanto, sublinhou que o processo ainda não está concluído e que novas reuniões estão agendadas.

“Acho que correu bem. Qualquer das três [audiências] correu bem. Vamos ver, isto continua. Os três continuam para a semana”, afirmou.

Marcelo optou por não fazer declarações longas, mas deixou claro o seu otimismo quanto ao cenário político, indicando que o trabalho de auscultação parlamentar ainda envolve outras forças políticas que também terão oportunidade de se pronunciar.

A estabilidade política tem sido uma preocupação constante do Presidente da República, especialmente num contexto em que o país enfrenta desafios económicos e sociais relevantes. Ao ser questionado diretamente se acredita que haverá estabilidade, respondeu sem hesitar:

“Vamos ter estabilidade.”

As audiências presidenciais fazem parte da prática institucional para garantir que a governação do país decorra de forma harmoniosa e com legitimidade democrática. Neste momento, faltam ainda ser ouvidos sete partidos com representação parlamentar, o que será determinante para as próximas decisões políticas do Presidente.

Mesmo sem entrar em detalhes, Marcelo Rebelo de Sousa transmite uma mensagem clara: há espaço para entendimento e cooperação no Parlamento, e o processo de escuta continuará nos próximos dias. A expectativa é que, após todas as audiências, haja uma base sólida para decisões que assegurem a estabilidade governativa do país.

related posts

Leave a Comment