Maputo – A actividade da caça desportiva rendeu o montante de 149.3 milhões de Meticais durante a época venatoria 2024, contra 131.3 milhões de Meticais arrecadados ao longo de 2023.
By: Arson Armindo
De acordo com Emília Fumo, secretária Permanente do Ambiente, que falava na Reunião Nacional de Caça Desportiva, que decorre hoje, em Maputo, o valor arrecadado pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) durante o ano passado foi de cerca de 250 milhões de Meticais, em resultado da exploração de recursos naturais.
Acrescentou que foram licenciados 760 caçadores ao longo de 2024, contra 783 registados no ano anterior.
A caça desportiva tem um contributo fundamental na geração de receitas para o Sistema Nacional das Áreas de Conservação bem como para o desenvolvimento da economia local baseada na natureza.
O Presidente da Associação Moçambicana de Safaris (AMOS), Adamo Vali, realçou, na ocasião, a necessidade de trabalhar juntos em prol de um objectivo comum. “Precisamos de ter o país pacificado para podermos exercer as nossas actividades, por isso, o esforço que existe nesse sentido, nós apoiamos”,concluiu.
Participaram no encontro, a Associação Moçambicana dos Operadores de Safaris (AMOS), Serviços Provinciais do Ambiente de Maputo, Gaza, Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Cabo Delgado e Niassa e quadros da ANAC.